Com a chegada do fim de mais um ano, a equipe de curadores do ArchDaily tem o prazer de apresentar a seleção dos melhores desenhos arquitetônicos publicados ao longo de 2023, sem os quais o entendimento dos projetos certamente não seria o mesmo.
A representação gráfica desempenha um papel fundamental tanto no processo projetual - desde os primeiros croquis até os mínimos detalhes construtivos - como na apresentação do projeto a um público mais amplo. Assim, durante o processo de seleção, pudemos observar um rico e variado conjunto de desenhos que fizeram parte das mais de quatro mil publicações de projetos neste ano e, entre eles, tivemos a difícil tarefa de chegar aos mais representativos e inspiradores.
Esse ano, dividimos os desenhos selecionados em 10 categorias com base tanto na técnica de representação utilizada como no ponto de vista representado, apresentando um total de 75 desenhos que combinam técnica, clareza, precisão e, sobretudo, criatividade.
Conceitual
Croquis e pinturas
Plantas de situação
Plantas
Cortes
Elevações
Axonométricas
Diagramas construtivos
Ilustrações
Colagens
Os melhores desenhos de 2002 foram selecionados por: Clara Ott, coordenadora da equipe de projetos, Benjamin Zapico, Hana Abdel, Paula Pintos, Han Shuangyu e Susanna Moreira, curadores de projetos e Victor Delaqua, editor de conteúdo, comunidade e redes sociais. Por fim, convidamos você a visitar as edições dos anos anteriores:
- Melhores desenhos de 2022
- Melhores desenhos de 2021
- Melhores desenhos de 2020
- Melhores desenhos de 2019
- Melhores desenhos de 2018
- Melhores desenhos de 2017
- Melhores desenhos de 2016
- Melhores desenhos de 2015
Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Resumo do Ano. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.