Ao nos aproximarmos do final de 2023, analisamos a evolução do campo da arquitetura, mas também antecipamos os projetos mais aguardados de 2024. Enquanto Paris se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2024, diversos projetos e atualizações de infraestrutura foram planejados para apoiar o evento. Outro marco para Paris será a reabertura da Catedral de Notre-Dame. As obras de reconstrução do monumento do século XII danificado pelo fogo se aproximam da conclusão.
A seleção de projetos abrange diversas escalas e programas, desde obras de restauração e expansão, como o plano da OMA para o Museo Egizio em Turim, ou o Grand Residential Building de David Chipperfield na Bélgica, até arquitetura desenvolvida em colaboração com povos indígenas, como o Čoarvemátta da Snøhetta no Norte da Noruega, instalações culturais na Ásia e na Europa, e edifícios ambientalmente conscientes, como o Hotel da Studio Gang nos Estados Unidos.
Continue lendo para conhecer os projetos que esperamos que inaugurem em 2023, sem nenhuma ordem específica.
Restauração da Catedral Notre-Dame de Paris
O famoso monumento gótico no centro de Paris está fechado ao público desde 2019, quando um incêndio devastador consumiu seu telhado, levando ao colapso da torre do século XIX e à ameaça das abóbadas de pedra. Os esforços de restauração começaram rapidamente. Recentemente, a limpeza interior da alvenaria foi concluída, e a reconstrução da torre está prestes a ser finalizada. A Catedral está programada para reabrir em dezembro de 2024, seguindo o prazo ambicioso estabelecido pelas autoridades francesas. Alguns trabalhos de reabilitação continuarão mesmo após essa data.
Museo Egizio / OMA
OMA e David Ganotten venceram o concurso para renovar o museu mais antigo do mundo dedicado à cultura do Antigo Egito, o Museo Egizio, fundado em 1824 e instalado no Collegio dei Nobili em Turim, Itália. O projeto vencedor visa transformar o museu em um destino atraente para pesquisadores e o público em geral. Em colaboração com arquitetos locais e um consultor histórico, a proposta busca abrir o espaço cultural a todos, criando um pátio coberto e uma série de salas urbanas conectadas dentro do assentamento existente.
Vila Olímpica e Paraolímpica Paris 2024 / Dominique Perrault
Os Jogos Olímpicos são um dos eventos esportivos mais conhecidos do mundo, com implicações significativas para o planejamento espacial e infraestrutura da cidade-sede. A próxima edição será realizada no verão de 2024 em Paris, França. O arquiteto Dominique Perrault está encarregado do plano diretor e da visão para a Vila Olímpica e Paralímpica de Paris 2024. Com um programa diversificado em uma área de 119.000 metros quadrados, a vila foi projetada para se tornar uma comunidade permanente em Paris após o encerramento dos jogos.
Sala de Concertos da Filarmônica da China em Pequim / MAD Architects
Projetada pelo MAD Architects sob a liderança de Ma Yansong, a Sala de Concertos da Filarmônica da China, em Pequim, está prestes a ser concluída. Destinado a ser a sede permanente da Orquestra Filarmônica da China, o edifício de 26.000 metros quadrados foi concedido ao MAD em um concurso de 2014. Ele estabelecerá um novo centro para música clássica e intercâmbio cultural após sua conclusão, programada para 2024, apesar das previsões iniciais que indicavam a abertura esperada no início de 2023.
Čoarvemátta / Snøhetta
Uma nova instalação cultural e educacional está em construção em Kautokeino, no Norte da Noruega, dedicada a fortalecer duas importantes instituições culturais da Sápmi, a região cultural tradicionalmente habitada pelo povo Sámi. O Teatro Nacional Sámi Beaivváš e a Escola Superior Sámi e Escola de Criação de Renas serão abrigados na mesma estrutura projetada pela 70°N arkitektur, em colaboração com o Snøhetta e o artista e arquiteto Joar Nango. O projeto está programado para ser inaugurado no próximo ano.
Populus Hotel / Studio Gang
O Populus Hotel, projetado pelo Studio Gang, está prestes a se tornar o primeiro hotel com carbono positivo nos Estados Unidos. Com inauguração prevista para 2024 em Denver, no Colorado, o empreendimento busca combinar técnicas construtivas inovadoras e materiais cuidadosamente escolhidos, além de colaborar com parceiros agrícolas e florestais locais para encontrar métodos que permitam sequestrar mais carbono do que se estima que o hotel produzirá durante sua vida útil.
The Greenwich, de Rafael Viñoly / Rafael Viñoly
O Greenwich, projetado por Rafael Viñoly, anteriormente conhecido como 125 Greenwich Street, é uma torre residencial no centro de Manhattan. A estrutura esbelta e alta da torre integra uma coluna de concreto aparente e uma fachada de vidro curva, enfatizando sua abordagem arquitetônica e estrutural distinta. O arranha-céu de 88 andares retomou a construção no início deste ano e espera-se que seja concluído em 2024.
Biblioteca de Pequim / Snøhetta
Com previsão de abertura no início de 2023, a nova Biblioteca de Pequim tem como objetivo oferecer um novo tipo de espaço público centrado na aprendizagem, compartilhamento de conhecimento e discussões abertas, além de celebrar a riqueza cultural de Pequim. Atualmente em construção, a biblioteca projetada por Snøhetta e ECADI apresenta um dossel semelhante a uma floresta que, ao ser concluído, abrigará o maior espaço de leitura de biblioteca do mundo
Sun Tower / OPEN Architecture
Concebida como um marco em Yantai, China, a Torre Sun, projetada pela OPEN Architecture, atingiu seu ponto mais alto em julho de 2023, antecipando a previsão de conclusão para 2024. O edifício, centrado na relação entre o ser humano e a natureza, oferecerá uma variedade de programas culturais acessíveis ao público e abertos à cidade.
The Grand Hotel / David Chipperfield
Iniciada em 2019, a restauração do Grand Hotel na cidade de Nieuwpoort, na Bélgica, tem como objetivo transformá-lo em um edifício residencial preservando seu status de marco histórico. O projeto, previsto para ser concluído em 2024, envolve a adaptação e expansão da estrutura histórica com foco em uma "compreensão sensível do valor patrimonial".
Distrito Comercial em Xi’an, China / Heatherwick Studio
O Heatherwick Studio projetou um novo distrito comercial em Xi'an, China, celebrando a herança cerâmica da cidade. Abrangendo 111.000 metros quadrados, o empreendimento integra escritórios, apartamentos, um hotel, espaços verdes e áreas sociais. Atualmente em construção, a previsão é que o desenvolvimento seja concluído em 2024.
BIG / One High Line
Atualmente em construção e prestes a ser concluído, o empreendimento One High Line, projetado pelo BIG em Nova York, está previsto para abrir no início de 2024. As torres torcidas, situadas na "Architecture Row", interagem com vizinhos icônicos, como o edifício IAC de Gehry e o Museu Whitney de Piano. Organizadas em torno de um pátio público central, as torres misturam espaços residenciais com instalações comerciais.
Grande Museu Egípcio, Egito / Heneghan Peng
Depois de vários atrasos desde concurso em 2002, o Grande Museu Egípcio representa um dos projetos mais aguardados internacionalmente. Ao ser concluído, será o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização. Embora algumas seções da exposição tenham ficado disponíveis, nenhuma grande inauguração do museu ocorreu em 2023. Agora, o site do museu exibe um subtítulo que indica "Abertura estimada: Final da Primavera de 2024."
Sun Rock Project / MVRDV
O projeto da MVRDV para a empresa de energia Taipower em Taiwan é uma ferramenta baseada em dados para a produção de energia, refletindo o compromisso de Taiwan com a transição para energia verde. O design otimiza a geração de energia solar no local. Funcionando como uma instalação operacional com escritórios, uma oficina de manutenção, armazenamento e uma galeria pública, o projeto busca se tornar um "manifesto construído", incorporando a visão da empresa de um futuro sem carbono.
Museu Nacional Zayed / Foster + Partners
Projetado como uma homenagem ao falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, o Museu Nacional Zayed visa se tornar o ponto focal do Distrito Cultural da Ilha Saadiyat. Ao destacar a evolução dos Emirados Árabes Unidos, o museu mescla eficiência contemporânea com design e hospitalidade árabe tradicionais. Para celebrar o legado do Sheikh Zayed, o museu está inserido em um jardim paisagístico que reflete a linha do tempo de sua vida. De acordo com o site do escritório, o projeto está previsto para ser concluído em 2024.
Expansão do Museu Palmer / Allied Works
A construção do novo edifício do Museu Palmer na Universidade Penn State, EUA, está avançando bem, conforme imagens recém-divulgadas. Com previsão de abertura em 1º de junho de 2024, o complexo de 73.000 pés quadrados dobrará o espaço de galeria para acomodar mais de 10.000 peças. O projeto inclui 20 galerias, novos espaços educacionais e de eventos, uma loja e café do museu, um caminho de esculturas e terraços ao ar livre.
Aeroporto de Navi Mumbai / Zaha Hadid Architects
Em 2018, o escritório Zaha Hadid Architects (ZHA) venceu o concurso internacional para o Aeroporto Internacional de Navi Mumbai (NMIA), um projeto de infraestrutura crucial para a maior cidade da Índia. Enfrentando problemas de capacidade no existente Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, o escopo da ZHA inclui um novo edifício de terminal, uma torre de controle de tráfego aéreo e pontos de acesso. De acordo com o The Times of India, o aeroporto deverá entrar em operação até dezembro de 2024.
Centro Aquático das Olimpíadas de Paris 2024 / VenhoevenCS e Ateliers 2/3/4/
Dando continuidade à lista de projetos arquitetônicos planejados para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, a VenhoevenCS e a parceira francesa Ateliers 2/3/4/ projetaram um versátil centro esportivo aquático. Planejado para uso multifuncional, incluindo competições de polo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado, o centro será dedicado à população de Saint-Denis após o evento.
Centro de Artes Cênicas de Queensland / Snøhetta
Em 2019, o Snøhetta, em parceria com o escritório baseado em Brisbane, Blight Rayner, venceu a competição de design para o Queensland Performing Arts Centre (QPAC). Este projeto financiado pelo governo tem como objetivo aprimorar as ofertas do QPAC, oferecendo um espaço versátil com capacidade para 1500 assentos, destinado a apresentações de balé, ópera, teatro e musicais da Broadway. Com inauguração prevista para 2024, o centro trará um espaço cultural dinâmico e versátil para o coração de Brisbane.
Universidade Hida Takayama / Sou Fujimoto Architects
Com inauguração prevista para 2024, a Universidade Hida Takayama, localizada em uma região rural do Japão, concentra-se na revitalização de áreas negligenciadas, no fomento à comunidade e na celebração da riqueza cultural da natureza. O design apresenta uma estrutura em forma orgânica inspirada na paisagem, juntamente com uma cobertura caminhável. Esta iniciativa pretende estender-se a mais 11 centros regionais de aprendizagem em todo o Japão.
Centro estudantil “A Vila” da Universidade Johns Hopkins / BIG
A Universidade Johns Hopkins escolheu a BIG para projetar seu novo Centro Estudantil, intitulado "A Vila". As instalações modernas e abertas têm como objetivo revitalizar a experiência social no campus. A conclusão da construção está prevista para o outono de 2024. O design recebeu críticas positivas dos estudantes, funcionários e ex-alunos envolvidos no processo de seleção.
Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Resumo do Ano. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.