O BIG divulgou um novo projeto para a turnê mundial da banda dinamarquesa WhoMadeWho. Com elementos audiovisuais desenvolvidos em colaboração com flora&faunavisions, EyeMix Studio e Christopher Mulligan, o projeto conta com uma esfera inflável criada para se tornar uma tela para as projeções de vídeo tridimensionais que contribuem para a experiência do show. A turnê começou em novembro de 2023 e passará por várias cidades ao redor do mundo, incluindo Paris, Madri, Berlim, Istambul, Nova York, Los Angeles, Santiago do Chile, Londres, bem como a cidade natal da banda, Copenhagen.
Essa nova configuração de palco tem como objetivo proporcionar uma experiência audiovisual imersiva alinhada com as criações do trio dinamarquês, que mistura Indie, Disco e Techno em uma fusão eletrizante. Para isso, Bjarke Ingels Group utilizou sua experiência no Burning Man, onde instalou "The ORB", uma esfera inflável espelhada com 25 metros de diâmetro que flutuava sobre o Deserto de Black Rock, em Nevada. Da mesma forma, o escritório projetou o destaque do palco como uma esfera inflável que reflete a cenografia e as imagens ao redor. Abaixo dela, três cápsulas infláveis prateadas são dedicadas a cada membro da banda, todas posicionadas em frente a uma ampla tela de LED.
O sistema visual desenvolvido por flora&faunavisions contribui para essa experiência, criando imagens que respondem em tempo real às faixas da banda. A equipe, que também inclui o estúdio EyeMix baseado em Los Angeles como chefe de imagens e o animador Christopher Mulligan, trabalhou no desenvolvimento de ferramentas avançadas de visualização que usam IA para criar sinergia entre os aspectos sonoros e visuais dos shows. Isso contribui para fortalecer a conexão da banda com seus fãs.
Artigo Relacionado
Luz, Câmera,... Espaço: o papel dos vídeos na arquiteturaNosso projeto para o palco do WhoMadeWho está baseado nas nossas experiências anteriores com criações infláveis como SKUM e THE ORB. Com máximo impacto visual, a esfera inflável serve como uma tela para cativantes projeções de vídeo tridimensionais, elevando a experiência do show a um novo nível. - Jakob Lange, parceiro e diretor de produtos do BIG
Explorando a interdisciplinaridade da profissão, frequentemente os arquitetos contribuem em outros campos artísticos, desde montar o cenário para desfiles de moda até auxiliar no desenvolvimento da identidade de marcas, na criação de ambientes cinematográficos ou trabalhar com músicos para criar experiências imersivas para seu público. Em uma entrevista recente para o ArchDaily, Stefan Dechant, o diretor de produção por trás de alguns dos cineastas mais conceituados, discute como a cenografia e a produção precisam se adaptar ao caráter do meio.