A arquiteta, designer e educadora romena Oana Stănescu foi escolhida como curadora do Beta 2024 - Bienal de Arquitetura de Timișoara, agora em sua quinta edição. Radicada em Nova York e Berlim, Oana Stănescu é reconhecida internacionalmente por seu diversificado portfólio de intervenções ao redor do mundo, ampliando os limites da profissão e abordando questões significativas da sociedade. No ano passado, ela foi selecionada como parte das Novas Práticas de 2023 do ArchDaily. Como curadora do Beta 2024, Oana Stănescu definirá o tema geral da bienal, que acontecerá na cidade romena de Timișoara, estabelecendo o palco para um evento que busca "proporcionar uma nova experiência da prática arquitetônica por meio de uma abordagem interdisciplinar e interseccional".
Nascida na Romênia e tendo concluído seus estudos de arquitetura na Faculdade de Arquitetura de Timișoara, a carreira de Oana Stănescu abrange uma ampla gama de projetos culturais e interdisciplinares, tendo aberto estúdios em Nova York e Berlim. Estes incluem instalações de grande escala no MoMA e no Coachella, um projeto em desenvolvimento de reabilitação de infraestrutura em sua cidade natal de Reșița, Romênia, e a co-fundação do ambicioso projeto +POOL em Nova York, com o objetivo de reabrir o rio para natação ao ar livre. Além disso, no ano passado, ela apresentou o pavilhão Fresa como parte do evento anual Concéntrico em Logroño, Espanha.
Através de sua experiência, Oana traz uma abordagem focada na cidade, refletindo seu compromisso em reimaginar o potencial dos espaços urbanos, ao mesmo tempo em que reconhece as limitações da arquitetura e a necessidade de trabalhar além dos limites da profissão para enfrentar os desafios de nosso tempo.
Artigo Relacionado
Artigo relacionadoO Beta é um dos eventos arquitetônicos mais importantes da região, pois a cidade de Timișoara, Capital Cultural Europeia de 2023, possui fortes relações com os países vizinhos Sérvia e Hungria. A bienal é estruturada em duas seções principais: os Prêmios Beta, que promovem e apoiam profissionais a contribuir para a melhoria do ambiente construído, e a Exposição da Curadoria, centrada no tema estabelecido pelo curador e no incentivo a aprofundar temas internacionais relevantes, coloridos pela singularidade do contexto local. O tema será anunciado no início da primavera local.
Estou profundamente honrada, animada e nervosa, emocionada e comovida ao mesmo tempo. Vivemos nossas vidas dentro dos limites da arquitetura, o que a torna a desculpa perfeita para conversas socioculturais urgentes, especialmente na posição única da Romênia, com sua simultânea proximidade e distância do Ocidente. - Oana Stănescu
A edição anterior do Beta, curada por Daniel Tudor Munteanu e Davide Tommaso Ferrando, centrada no tema "Another Break in the Wall", visava explorar o conceito de bens comuns e ações coletivas, buscando capacitar os cidadãos a apropriarem-se de sua cidade por meio de estratégias urbanas subversivas. Para o mesmo evento, Laurian Ghinițoiu e Vice Versa Association apresentaram uma instalação fotográfica documentando a paisagem em torno da linha que separa as nações da OTAN e não-OTAN.