Localizado ao longo da orla de Manhattan do Rio East, o Freedom Plaza tem como objetivo criar um novo centro cívico e cultural, introduzindo um novo espaço aberto e verde em uma área densa, com planos para adicionar um Museu da Liberdade e Democracia no parque. Além disso, o projeto feito pelo BIG-Bjarke Ingels Group inclui unidades habitacionais acessíveis, dois hotéis, comércio e restaurantes. Desenvolvido pelo Soloviev Group e Mohegan, o empreendimento Freedom Plaza reimagina um dos maiores terrenos vagos de Manhattan, medindo 2,7 hectares, localizado ao sul da sede das Nações Unidas no bairro de Midtown East.
Em torno do espaço verde público projetado pela OJB Landscape Architecture, BIG projetou o museu, a base e as quatro torres circundantes. Duas delas, com 50 e 60 andares respectivamente, são dedicadas a unidades residenciais, incluindo 1.325 apartamentos, sendo quase 40% deles voltados para habitação economicamente acessível. As outras duas torres de 51 andares acomodam dois hotéis, bem como um centro de conferências e entretenimento.
O projeto é ajustado para se alinhar com a malha ortogonal de Manhattan e permitir corredores de visualização em direção ao Rio East e Queens. As torres residenciais se inspiram nos famosos edifícios modernistas de Nova York, apresentando fachadas de vidro e alumínio conectadas por uma base dedicada a espaços comerciais e um mercado de alimentos. As duas torres do hotel apresentam uma imagem diferente, revestidas com um acabamento de metal quente e conectadas na cobertura para gerar unidade visual. A ponte suspensa resultante oferece uma plataforma de observação multissensorial com piso e teto de vidro.
Artigo Relacionado
O que é sustentabilidade hedonista na arquitetura?Finalizando o parque estão dois pares de torres, unidos na base ou no topo, e cada um cercando uma praça de esquina: um mostrando a vida da cidade e o outro formando um portal urbano para o parque e Rio East. Equilibrado em uma posição de destaque com vista para o rio, o Museu da Democracia está localizado ao lado das torres e celebra a origem e evolução de uma das invenções mais impactantes da humanidade e nossa luta contínua para construir, manter e proteger as instituições que a sustentam. - Bjarke Ingels, fundador e diretor criativo, BIG
Ao posicionar as torres nas bordas do terreno, um amplo espaço verde público toma forma, oferecendo locais para brincadeiras infantis, áreas para cachorros e um gramado para eventos ao ar livre. A OBJ projetou o paisagismo para abrigar plantas nativas e espécies adaptáveis ao clima, ao mesmo tempo em que cria um habitat para polinizadores durante todo o ano. O museu é acompanhado por um jardim de esculturas e um anfiteatro para aproveitar ao máximo sua localização no parque. O próprio Museu possui a forma de uma fita de Möbius, mesclando espaços internos e externos e permitindo percursos para caminhadas ao ar livre.
Empreendimentos urbanos dessa escala geralmente apresentam uma base de vários andares com estacionamento e instalações privadas inacessíveis em um terraço. O Freedom Plaza, no entanto, rompe esse estereótipo ao integrar todos os programas da base, como estacionamento, lojas, salão de jogos e entretenimento abaixo do nível do solo, o que nos permite criar um espaço verde de mais de 2,7 hectares acessível a todos. As formas propositalmente simples das torres cercam o parque como um oásis urbano com programas culturais e comunitários no interior. - Martin Voelkle, parceiro, BIG
O empreendimento se esforça para ser operacionalmente neutro em carbono, pois utiliza o Rio East como fonte de calor e frio para complementar os sistemas de aquecimento, resfriamento e água quente dos edifícios, reduzindo significativamente a demanda por água potável. O paisagismo inclui captação e retenção de águas pluviais, enquanto as árvores maduras ajudam a reduzir o efeito ilha de calor urbano.
O BIG recentemente também divulgou imagens que mostram o empreendimento One High Line quase concluído, um conjunto de torres torcidas localizadas na 'Architecture Row', também em Nova York. Além disso, o escritório de Bjarke Ingels revelou os projetos atualizados para a Vltava Philharmonic Hall em Praga, depois de vencer a competição internacional no início de 2022.
Créditos do projeto:
- Arquitetos Responsáveis: Bjarke Ingels, Martin Voelkle
- Coordenador de Projeto: Andreas Buettner
- Conceito de Projeto: Kristian Hindsberg
- Equipe BIG: Ahmad Tabbakh, Alejandro Guadarrama, Alvaro Velosa, Bernardo Schuhmacher, Brendan Murphy, Cheng Zhong, Hudson Parris, Jan Klaska, Joanne Zheng, Johannes Alexander Hackl, Omer Khan, Otilia Pupezeanu, Paul Heberle, Rafael Alvarez, SangHa Jung, Sparsh Gandhi, Sung-Hwan Um, Will Chuanrui Yu, Youjin Rhee, Beat Schenk, Margaret Tyrpa
- Colaboradores: Adamson Associates Architects, OJB Landscape Architecture, The Friedmutter Group, HBA, Thornton Tomasetti, WSP, Langan, Rizzo-Brookbridge, Herrick Feinstein, Kilograph