Os silos possuem um papel significativo entre as estruturas remanescentes da era industrial, tanto pelas tecnologias aplicadas quanto pela sua imagem na paisagem urbana. A forma cilíndrica erguida geralmente em concreto armado respondia eficazmente às demandas e desafios trazidos pela industrialização, oferecendo uma solução resistente e econômica para o armazenamento de produtos. Ao longo do século XX, com a incorporação de novas logísticas e dinâmicas, principalmente com o deslocamento das atividades de alguns centros urbanos para áreas de expansão, muitas dessas estruturas foram desativadas.
No entanto, embora seu caráter hermético possa parecer um obstáculo para a adaptação a novas funções, o que se tem observado nas últimas décadas são iniciativas as quais valorizam essas estruturas, integrando-as à dinâmica urbana e destacando sua importância como parte da memória coletiva local.
Desde a transformação da antiga fábrica de cimento nos arredores de Barcelona em escritório e residência pelo arquiteto Ricardo Bofill em 1973, até a criação do maior museu de arte contemporânea africana do mundo, o Zeitz MOCAA, inaugurado em 2017 na Cidade do Cabo pelo Heatherwick Studio, os projetos que convertem os silos em diferentes equipamentos têm ganhado destaque, garantindo a preservação e adaptação dessas estruturas fabris aos novos contextos. Além disso, a reutilização dos silos, em vez de sua demolição, demonstra ser uma ação consciente e relevante para a economia de energia e a diminuição da produção de resíduos na construção civil.
Artigo Relacionado
Criatividade utilitária: reinventando a tipologia do siloConfira a seguir 15 projetos que enfrentaram o desafio de adaptar essas estruturas únicas a novas funções.
Museu de Arte Contemporânea Zeitz na Africa / Heatherwick Studio
Silo Gutmann Pellets / Obermoser + partner architekten
Silo Point / Parameter Inc
Bloco Bacalan / COSA Colboc Sachet architectures
Silo Erlenmatt Renovation / Harry Gugger Studio
Livraria Garden Expo Silo da Librairie AVANT-GARDE / China Architecture Design & Research Group
Silos 13 / vib architecture
Jellicoe Harbour e Silo Park / Taylor Cullity Lethlean, Wraight + Associates
The Factory / Ricardo Bofill
‘Kanaal’ in Wijnegem / Stéphane Beel Architects
Ampliação Museu Küppersmühle / Herzog & de Meuron
O Silo / Cobe
Reutilização Marconetti / Subsecretaría de Obras de Arquitectura, Gobierno de Santa Fe
Universidade de Artes de Helsinque / JKMM Architects
Livraria Grand Granary da Librairie Avant-Garde / SEU-ARCH Art+Zen Architects
Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Reforma. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato