A arquitetura da América Latina é rica e diversificada, e isso também se reflete nos tipos de pedra utilizados ao longo dos séculos em suas diferentes regiões. Esses materiais não apenas refletem a geologia variada da América Latina, mas também mostram como as culturas locais adaptaram seus métodos de construção às condições naturais, criando uma arquitetura única e significativa. Na arquitetura contemporânea, o uso da pedra está alinhado com os preceitos da sustentabilidade por ser um material durável, com baixa pegada de carbono e disponível localmente. Seu apelo também pode ser enaltecido do ponto de vista estético, criando espaços atemporais e que fortalecem a relação com a natureza e a paisagem ao redor.
Entre as diferentes formações rochosas presentes no solo e – consequentemente – na arquitetura contemporânea da América Latina, selecionamos a seguir quatro tipos de pedras, seus países de maior incidência e suas aplicações em projetos residenciais, seja em revestimentos de paredes e pisos, muros estruturais ou elementos decorativos.
Calcário
Artigo Relacionado
A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura- Localização: México, Caribe, América Central.
- Características: Rocha sedimentar formada a partir dos restos de organismos marinhos, é macia e fácil de cortar, esculpir e polir. Amplamente utilizada na construção devido também à sua disponibilidade, variedade de cores, que vão do branco ao cinza e bege, e propriedades térmicas que melhoram a eficiência energética.
- Uso: Esculturas, revestimentos de fachadas, pavimentos e interiores.
Casa Xcuyun / BRUMA TALLER
Casa Mérida / Ludwig Godefroy Architecture
Residencial Villas 72 / DMTALLER
Residência MC / Anarquitectura
Basalto
- Localização: Brasil, Colômbia, Equador, Chile.
- Características: Formado a partir do resfriamento rápido da lava, o basalto apresenta alta resistência e durabilidade em uma coloração que varia do cinza-escuro ao preto.
- Uso: Pavimentação, construção de muros e elementos estruturais.
Casa Zocalo / LAND Arquitectos
Casa Las Piedras / Charlene Koetz Arquitetura
Casa de Minas / studio mk27
Casa Lagos Park 250 / BRZL | Brazil Arquitetos
Arenito
- Localização: Argentina, Chile, Brasil, México.
- Características: Rocha sedimentar formada pela compactação dos grãos de areia, geralmente porosa, se tornando um bom isolante térmico. Suas cores variam amplamente incluindo tons de branco, amarelo, vermelho, laranja e marrom, dependendo dos minerais presentes.
- Uso: Revestimento de fachadas e muros, pavimentação e elementos decorativos.
SJAIII / CDM Casas de México + Javier Dueñas
Casa Ibi / Arkitekt Associados
Casa Ibiúna / Memola Estúdio + Vitor Penha
Anexo Capivari / VAGA
Vulcânica
- Localização: Peru, México, Guatemala, Argentina.
- Características: Formada a partir de cinzas vulcânicas compactadas é uma rocha leve, porosa e geralmente de coloração clara, variando do cinza ao bege.
- Uso: Revestimentos de fachadas e elementos internos.