The Sound of Silence é uma obra do artista e arquiteto Alfredo Jaar, trata-se de uma de suas mostras mais elogiadas mundialmente e agora faz sua primeira aparição na América Latina, no Chile.
Desde sua estreia, em Houston, em 2006, a obra já percorreu 18 países da Europa, Oriente e América do Norte, considerada uma das obras mais influentes na arte contemporânea das últimas décadas. A instalação consta de um bloco uniforme de metal de 256 m³ com uma face completamente iluminada por uma luz fluorescente e uma porta na elevação contrária.
Saiba mais sobre a obra de Jaar, a seguir.
O pavilhão é dedicado unicamente a uma fotografia e a história que levou sua execução. A história do fotógrafo sul-africano Kevin Carter, que em 1994 ganhou o Prêmio Pulitzer pela instantânea que tirou no Sudão no momento em que um abutre observa uma menina faminta. A foto foi muito criticada pelos meios americanos que culpam Carter por não intervir na cena e socorrer a garota do animal.
A instalação convida a refletir sobre o poder das imagens. Jaar cria um espaço onde devemos dedicar tempo a uma obra e tudo o que ela condiz. Vai além de suas implicâncias estéticas para passar a um plano ético da fotografia e arte. Denotando uma intenção, um contexto e uma crítica implícita na imagem. Fazendo com que pensadores contemporâneos como Jacques Ranciere, Griselda Pollock, Georges Didi Huberman, Chantal Mouffe, David Levi Strauss, Okwui Enwezor e outros, lhe dediquem importantes ensaios.
Sua obra é conhecida mundialmente por criticar os padrões estabelecidos de pensamento e desenvolvimento, desafiando e expandido paradigmas culturais. Sendo exposta em museus como o MoMA (New York), Tate (Londres), MAXXI (Roma), Centre Pompidou (Paris), Reina Sofía (Madrid). Além de já ter participado de Bienais em São Paulo (1987, 1989, 2010) e Veneza (1986, 2007, 2009, 2013). Sendo que em 2013 foi premiado com o Prêmio Nacional das Artes pela última.
Dentro de suas obras relevantes encontra-se ‘This is not America’, uma instalação com apenas uma tela no meio da Times Square com a imagem do mapa dos Estados Unidos e o texto: "This is not America"; e sua instalação “A Geometria da Consciência”, no Museu da Memória e dos Direitos Humanos, em Santiago de Chile. Ambas as obras criticam aspectos políticos e culturais desde uma perspectiva artística e arquitetônica.
Jaar é um artista que cria como arquiteto, vai além da contemplação já que introduz uma variável espacial e envolve o espectador como um agente ativo na obra. Ele comenta à revista Art 21:
"Poderia dizer que tudo o que sei da arte, aprendi enquanto estudava arquitetura. Enfrento a arte como arquiteto, armo primeiro um programa, levando em conta o espaço. Estudando esse espaço, busco alcançar o que chamo da essência do espaço, e logo combino essa essência, esse encontro, com a essência do que quero transparecer. Cada um dos elementos foram pensados e desenhados, nada é arbitrário, absolutamente nada. A obra é fabricada pelos engenheiros ou pessoas que tem conhecimento apropriado para as instalações nas quais estou trabalhando, até o ponto no qual o processo mais fascinante para mim é apenas o de pensar, e logo deixar que alguém execute o projeto."