Uma imagem diz mais que mil palavras, mas um ilustração é capaz de resumir a essência desta imagem e dar um passo além. Isto é o que Marie-Laure Crushi fez com o pedido de Phillip Jodido para Taschen, onde teve a oportunidade de ilustrar 61 cabanas nos mais remotos lugares do mundo. Ao interpretá-las no livro Cabins, Crushi é capaz de abstrair a cena nos apresentando "visões sensíveis, oníricas e poéticas que estão no limite entre realidade e fantasia" comenta Taschen, "capturando cada cabana em sua paisagem natural e ressaltando a singularidade de cada projeto, Marie cria uma atmosfera de sensibilidade quase impressionista".
A escolha pela cabana não é arbitrária já que nos oferece a possibilidade de escapar de uma realidade esmagadora, de nos desconectar de um dia a dia intenso onde estamos constantemente conectados ao celular, e-mail, facebook, entre outros. Por estar num lugar remoto, a cabana é um edifício solitário, envolto pela paisagem que o rodeia de maneira absoluta e plena. É a natureza que dá personalidade a cada cabana, que Marie consegue capturar fielmente fazendo com que suas ilustrações nos aproxime do ideário destas casas além da fotografia.
Desde as praias australianas às frias montanhas canadenses, passando pelas costas chilenas, bosques asiáticos e prados europeus; Crushi, apresenta um olhar distinto e inspirador de uma arquitetura que já conhecíamos. "Retratando desde o amanhecer até o pôr-do-sol, do verão ao inverno, a cabana é celebrada e a natureza é sublimada nas composições cheias de detalhe e vida", adiciona Taschen.
A simplicidade e clareza das ilustrações de Marie são o que as tornam chamativas, com o uso de formas geométricas básicas e a aplicação certeira da cor para capturar os efeitos da luz, a ilustradora consegue mostrar a essência de cada uma das 61 cabanas do livro. Diferente das imagens que buscam captar uma terceira dimensão, a ilustração se caracteriza por buscar a bidimensionalidade com aspirações de sintetizar e simplificar um objeto. Nos abrindo os olhos para formas poucos convencionais de representação arquitetônica.
Artistas como Marie são sem dúvida pessoas que devemos observar, seu livro já está a venda no seguinte link. A seguir, uma seleção das obras publicadas que foram ilustradas por Crushi.
Casa de Hóspedes - AATA Asociados
Chile
Casa do Lago / Andersson Wise Architects
EUA
Island House / 2by4-architects
Holanda
Tree Snake Houses / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade
Portugal
Sunset Cabin / Taylor Smyth Architects
Canadá
Recanto no Rio / Paul F. Hirzel
EUA
Sneeoosh Cabin / Zeroplus
EUA
Cabaña Wintergreen / Balance Associates Architects
EUA
Methow Cabin / Farkas Architects
EUA
Storkhouse / Terunobu Fujimori
Áustria
St Albans Residence / Cplusc Architectural Workshop
Austrália
Clear lake IT House / Taalmankoch
EUA
Hustadvika Tools / Rever & Drage Architects
Noruega
Nido / Robin Falck
Finlândia
Monks Cabin / ANM
Coreia do Sul