Durante boa parte do século passado, o discurso arquitetônico foi dominado pelo modernismo e outras formas de futurismo e funcionalismo. Para alguns, essa constante inovação e a busca pelo novo começou a se esgotar. Com o retorno às inspirações do passado que irrompeu nos anos 1980 surgiu o pós-modernismo, porém, paralelamente, surgiu naquele período uma nova forma de arquitetura inspirada em elementos clássicos e neoclássicos que rejeitava completamente qualquer continuidade com o modernismo e se voltava às regras tradicionais da arquitetura. Desde então, essa arquitetura de Novo Clássica ressuscitou uma miríade de formas pré-modernas, incorporando soluções de projeto que, para começar, nunca teriam sido consideradas clássicas - incluindo elementos de estilo Gótico e não ocidentais. Compilamos, a seguir, alguns dos exemplos mais interessantes - alguns inclusive high tech - desse "estilo" arquitetônico.
Whitman College, Princeton, 2002
Fundado pelo CEO do eBay, Meg Whitman, o edifício projetado por Demetri Porphyrios foi escolhido para continuar o estilo Alto Gótico da expansão de Princeton construída no século XIX.
Oxford Center for Islamic Studies, Oxford, 2013
Provando que o Novo Clássico não precisa se inspirar no passado, o Centro de Estudos Islâmicos de Abdel-Wahed El-Wakil combina formas clássicas islâmicas com o estilo tradicional da Universidade de Oxford, refletindo a herança Islâmica na instituição.
Schermerhorn Symphony Center, Nashville, 2006
O apelido "Atenas do Sul" atribuído a Nashville foi consagrado com a construção do Symphony Center de David M. Schwarz, uma sala de concerto que conta com tecnologias de ponta e um projeto acústico muito sofisticado. A fama de Nashville de imitar a arquitetura grega ajuda, no entanto, a suavizar as incongruências desse projeto.
Smith Center for the Performing Arts, Las Vegas, 2009
Primeiro centro de artes performáticas dos EUA a receber classificação "Prata" pelo Conselho de Edifícios Sustentáveis dos EUA, o edifício projetado por David M. Schwarz busca ecoar a represa Hoover Dam no estado de Nevada como uma forma de refletir a longa tradição de Las Vegas de criar pastiches e réplicas.
Richmond Riverside, Londres, 1987
O sempre controverso arquiteto Quinlan Terry foi um dos pioneiros da arquitetura Novo Clássica como um movimento distinto dos anos 1980, tornando-se um dos profissionais mais procurados do Reino Unido. Criticado e, ao mesmo tempo, elogiado pela apropriação de algumas regras do classicismo, Richmond Riverside é um empreendimento e "projeto de restauro" de antigos edifícios que, através do emprego dessas regras, se inclina para o pastiche.
Edificio Artklass, Bilbao, 2011
Desde que o Museu Guggenheim foi concluído em Bilbao, a cidade se tornou palco de projetos de muitos arquitetos de vanguarda. Este bloco, porém, concebido por Robert Krier e Marc Breitman, é uma tentativa de ecoar o tradicional estilo Ensanche de Bilbao, resultando em uma espécie de pastiche local que não abre mão da modernidade.