"Arquitetos, escultores, pintores, todos devemos retornar ao artesanato, pois não existe "arte por profissão". Não há nenhuma diferença essencial entre artista e artesão, o artista é uma elevação do artesão."
Walter Gropius nasceu no dia 18 de maio de 1883 em Berlim, Alemanha. Estudou arquitetura e se tornou um dos arquitetos mais importantes do movimento moderno na Europa. Foi o fundador da Bauhaus (1919), a escola de arquitetura que mudou por completo a visão da época, além de ter projetado o edifício para a sede da escola em Dessau, em 1925.
A Bauhaus e o pensamento de Gropius eram norteados pela famosa frase "a forma segue a função", segundo a qual se ensinava aos arquitetos, designers e artistas o ofício como parte importante do processo.
A Bauhaus se tornou popular após uma exposição organizada por Gropius no MoMA, em Nova Iorque. Após seu falecimento em 1969, suas ideias sobre arquitetura e design, enraizados na escola da Bauhaus, se tornaram ideais básicos da arquitetura modernista.
Em menos de 15 anos de funcionamento, a Bauhaus foi fechada pelo partido nazista alemão, em 1934, e seu fundador se exilou nos EUA, onde viveu o restante de sua vida.