Se pensarmos como era o sistema educativo antigamente, percebemos que tanto a pedagogia aplicada nas escolas, como as infraestruturas escolares, eram muito diferentes do sistema atual. O modelo educativo do século XX poderia ser definido como similar ao 'modelo espacial das prisões, sem interesse nenhum em estimular uma formação integral, flexível e versátil', como já foi exposto há algum tempo aqui no ArchDaily.
Entretanto, agora, nos encontramos em uma época em que as transformações sociais, econômicas e os avanços na tecnologia têm criado uma sociedade mais global na qual a informação e a aprendizagem são cada vez mais acessíveis. Esta mudança radical tem transformado a sociedade em que vivemos, tornando obsoleto o modelo educativo atual baseado em um ensino rígido e unidirecional.
Desta maneira, existem escolas que não somente romperam com o modelo de ensino tradicional, mas também, traçaram novas referências educativas internacionais, explorando novos paradigmas e abrindo novas possibilidade dentro do desenho dos espaços educacionais. Posto que a arquitetura como os modelos educativos costumam refletir a ideologia de uma sociedade, como se define a escola do século XXI?
No mundo, existem muitas escolas pioneiras que decidiram dar uma passo a frente e avançar em direção ao futuro da educação, propondo novos modelos onde todos os alunos, sem importar sua origem ou condição, alcançam o melhor deles mesmos. Apresentamos a seguir, algumas escolas inovadoras do século XXI que mudaram radicalmente a maneira de desenhar os modelos educativos.
Ørestad Gymnasium / 3XN
Copenhague, Dinamarca
O edifício é criado a fim de promover uma nova visão educacional de uma escola secundária em Copenhague, Dinamarca. Seu desenho promove a aprendizagem reflexiva e colaborativa que se aplica através de uma variedade de estilos de ensino, seja trabalhando em pequenos grupos ou individualmente. Para responder a demanda, os arquitetos propõem um edifício de planta livre que se organiza em torno de uma escada central. Seu desenho aberto, portanto, obriga aos professores a inovar no métodos de ensino.
Plaza Ecópolis / Ecosistema Urbano
Madri, Espanha
Este projeto se desenvolve em um contexto rodeado por infraestruturas de transporte da indústria, por isso, seu objetivo principal é integrar o conceito de sustentabilidade na vida diária e melhorar o ecossistema urbano do local. O desenho do colégio cria um espaço público acessível aos habitantes do bairro. Seu programa educativo se desenvolve com um programa que permite conscientizar seus alunos sobre o meio ambiente a fim de as crianças se tornem adultos responsáveis.
Escola primária Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop
Chiba, Japão
Esta escola se desenvolve levando em conta seu contexto, aproveitando a natureza que o rodeia e, ao mesmo tempo, criando um espaço divertido para as crianças. Desta maneira, cria-se uma 'grande casa' para as crianças, ou seja, um espaço amplo que, pela topografia do terreno, parece um grande conjunto de escadas e que permite a interação de crianças com diferentes idades e diversos ritmos.
Escola Kwel Ka Baung/ a.gor.a Architect
Mae Sot, Tailândia
Situada na fronteira entre Tailândia e Birmânia, esta escola tem como objetivo principal proporcionar educação às crianças de famílias desalojadas devido aos conflitos civis. Este projeto foi desenhado a fim de envolver a comunidade dentro do processo construtivo da escola, esperando que os trabalhadores do estado de Karen refinem suas habilidades e aprendam sobre o sistema construtivo de adobe.
Vittra Telefonplan / Rosan Bosch
Estocolmo, Suécia
Os princípios pedagógicos da escola Vittra, em Estocolmo, estão baseados principalmente em criar entornos de aprendizagem estimulantes para os estudantes. Na escola não existem as salas de aula, nem paredes, mas sim, divisões espaciais que criam laboratórios flexíveis permitindo o desenvolvimento de diferentes tipos de aprendizagem que se baseiam em uma didática digitalizada.
Jardim de Infância do Cultivo / Vo Trong Nghia Architects
Dong Nai, Vietnã
Este jardim de infância foi desenhado para os filhos de trabalhadores de uma fábrica de sapatos no Vietnã utilizando um orçamento reduzido. Entretanto, o desenho em alta qualidade permite que as crianças tenham um espaço verde onde possam experimentar a natureza e aprender sobre a importância da agricultura.
Colegio Pies Descalzos / Giancarlo Mazzanti
Cartagena, Colômbia
Localizado em Cartagena, Colômbia, este colégio tem sido um motor transformador que otimizou as condições de vida dos habitantes da área e ofereceu aos cidadãos novas alternativas de desenvolvimento pessoal e comunitário. O projeto arquitetônico iniciou a transformação urbana do local e converteu-se em símbolo e orgulho da cidade. Mais do que um colégio isolado, ele pretende criar novas centralidades com equipamentos, como quadras, bibliotecas e salas de aula pare realizar certas atividades do bairro.
Family Box / SAKO Architects
Pequim, China
Este centro se desenvolve a fim de criar um ambiente lúdico que estimula a curiosidade das crianças. O espaço interior é definido por cilindros de diferentes tamanhos e formas que se convertem em diferentes salas de aula da escola. O centro oferece um entorno educativo alegre, onde seus estudantes podem participar de uma diversidade de atividades e enriquecer sua imaginação.
Assim como estas escolas, existem muitas mais que, com seu exemplo e materialização, fomentam um sistema educativo inovador que está atento a realidade global e local na qual se situa. Conseguindo, desta maneira, que cada um dos seus alunos aprenda a viver, narrar sua identidade, descobrir e transformar o mundo do século XXI.
Publicado originalmente em 14 de outubro de 2016, atualizado em 7 de outubro de 2019.