Friday Fun: o esporte que se compete em sistemas de transporte urbano

Quando falamos em corridas de trânsito, logo pensamos em carros com motores barulhentos se arriscando clandestinamente pelas ruas vazias da cidade. Ou, ainda, corridas contra o tempo para não perder o ônibus, trem ou metrô. No entanto, existe uma modalidade peculiar de corridas de trânsito ou corridas de transporte de massa: uma em que as pessoas competem para percorrer todas as estações de uma rede de transporte no menor tempo possível. Depois, postam seus números online e outros tentam bater o recorde.

A modalidade é inusitada. E Adham Fisher, de Londres, um dos viciados nesses desafios, pretende percorrer a cidade usando 200 rotas diferentes de ônibus em 24h.

Friday Fun: o esporte que se compete em sistemas de transporte urbano - Imagem 2 de 2

Os sistemas de metrô servem como palco da maior parte das competições. É possível consultar diferentes rotas e desafios ao redor do mundo em um fórum online, dedicado às pessoas de diferentes lugares do mundo que decidem se aventurar no esporte. Ali, divulgam resultados, intenções e motivam uns aos outros para que cumpram as metas estabelecidas. Alguns recordes são reconhecidos pelo Guiness, como o do metrô de Nova York, que teve suas 469 estações percorridas em 21 horas, 28 minutos e 14 segundos. O New York Times acompanhou Matthew Ahn, dono do recorde, durante a corrida. Está registrado no vídeo abaixo:

O The Guardian chamou Adham Fisher de Usain Bolt das corridas de transporte de massa. Adham, segundo o jornal, se aventurou por mais de 35 redes de transporte coletivo ao redor do mundo e detém o recorde de ter visitado todas as estações, em menor tempo, em Nottingham, Sheffield, Paris, Lille, Amsterdam, Madrid, Barcelona, Chicago e Toronto.

Agora, Adham está se voltando para o sistema de ônibus, que ele pretende não completar o sistema, mas percorrer o maior número de rotas em um dia. “Acredito que as pessoas tentam quebrar recordes porque querem ter seus nomes lembrados. Não acredito que isso vá acontecer comigo, mesmo assim é legal fazer algo que ninguém ainda fez”, ele disse para o The Guardian.

Há também pessoas que experimentam uma espécie mais rápida de corrida contra o metrô, na qual os competidores descem em um ponto e correm pela cidade até a próxima estação na tentativa de pegar o mesmo trem. Em meio ao trepidar dos passos rápidos, os vídeos resultam em algumas belas imagens de cidades do mundo. O pioneiro foi o britânico James Heptonstall correndo contra o metrô de Londres.

Via The CityFix Brasil

Sobre este autor
Cita: Sergio Trentini. "Friday Fun: o esporte que se compete em sistemas de transporte urbano" 08 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802905/friday-fun-o-esporte-que-se-compete-em-sistemas-de-transporte-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.