A especialista em urbanismo e mobilidade Janett Sadik-Khan é a protagonista por trás de uma das revitalizasses urbanas mais radicais em cidades altamente adensadas. Sadik-Khan foi secretária de transportes durante a gestão municipal de Michael Bloomberg entre 2007 e 2013. Durante sua permanência no Departamento de Transportes, a cidade de Nova Iorque criou cerca de 650 quilômetros de vias para bicicletas e também as primeiras vias segregadas para veículos não motorizados nos EUA.
Sob sua liderança o departamento deu andamento à recuperação e adequação do espaço onde foram construídas 60 praças, incluindo a peatonalização da Times Square. Sadik-Khan supervisionou em 2013 o lançamento de Citi Bike, o maior sistema de aluguel de bicicletas no país, que a até a data foi utilizado por mais de 22 milhões de usuários e que mantém em funcionamento mais de 12.000 bicicletas.
O trabalho de Sadik-Khan é fundamental considerando que os espaços cidadãos evoluíram em sua concepção e implementação na cidade. As dinâmicas urbanas da cidade contemporânea propiciaram a transformação do espaço público em um componente de maior complexidade em relação a suas formas tradicionais, como ruas, parques e praças. Segundo Borja, político e urbanista espanhol, "a dinâmica própria da cidade e os comportamentos de suas pessoas podem criar espaços públicos que não estavam previstos como tais. Pode ser uma fábrica, ou um depósito abandonado, ou ainda um espaço intersticial entre edificações. Eles são quase sempre os acessos às estações e aos pontos intermodais de transporte.".
O caso de Nova Iorque é, talvez, o processo de transformação espacial e de recuperação urbana mais exitoso da última década. O acompanhamento de gestores municipais e a criação de políticas públicas permitiram que, entre 2002 e 2013, a cidade transformasse cerca de 72 hectares de vias veiculares em praças, caminhos de pedestres e vias para bicicletas, além de outros 44 hectares em vias exclusivas para transporte público de acordo com relatórios da Bloomberg Associates.
Os esforços de Sadik-Khan no âmbito da mobilidade a conduziram a ocupar a presidência da Associação Nacional de Oficiais do Transporte, NACTO, uma organização de comissários e diretores de transporte em 38 cidades. Nessa posição, ela liderou o desenvolvimento e publicação dos Guias de Desenho Urbano da NACTO e do Guia de Desenho Urbano de Bicicletas. A normativa desses documentos foi reconhecida e adotada por certa de 40 cidades ao redor do mundo.
Janett Sadik-khan foi assessora em projetos de redesenho de ruas em cidades como Los Angeles, Cidade do México, Rio de Janeiro, Oakland e Atenas, fazendo incursão pela primeira vez no ano de 2016 na capital colombiana, com um plano de recuperação e transformação de espaços deteriorados utilizados como estacionamentos.
Com a participação da Secretaria de Mobilidade de Bogotá, o governo distrital e o apoio de líderes comunitários, realizou-se 3 intervenções na cidade no marco do Projeto Praças que adiante a Alicaída Mayor. Segundo Juan Pablo Bocarejo, secretário de mobilidade, "fora dos parques, há poucos locais para sentar-se, descansar, socializar e aproveitar a vida pública, e é nesse cenário as praças contribuíram positivamente.".
As intervenções, realizadas no norte no sul de Bogotá, foram empreendidas sob um processo de comunicação e trabalho colaborativo com os habitantes do setor e diferentes entidades do distrito. Segundo descreveu El Tiempo em seu portal web, a intervenção realizada no setor de Santa Paulo no norte da cidade contou com a aprovação de 82% dos habitantes e transeuntes da região.
A iniciativa, apoiada pela National Association of City Transportation Officials, e a consultora Bloomberg Philanthropies onde Sadik-Khan é assessora, foi implementada com pequenas modificações no espaço, como mobiliário, vegetação, pintura e jogos, além disso, o distrito continuou alimentando a participação cidadã nos pontos que receberam as intervenções com atividades de integração social.
O espaço público é um atrativo crítico na formulação de cidades habitáveis, a capacidade dos governos locais para identificar as mudanças nos padrões urbanos e nas dinâmicas da cidade, permitiu a implementação de estratégias destinadas a elevar a qualidade de vida dos cidadãos. O melhoramento da infraestrutura pública e cidadã junto ao entendimento da rua como espaço multi-modal são os motores que impulsionam a vitalidade cultural, fomentando sustentabilidade, segurança, e fortalecimento da economia através das redes peatonais e dos espaços públicos de êxito.
Conheça mais sobre o trabalho de Janett Sadik-Khan