Recentemente concluiu-se a construção de um protótipo de residência modular para uma comunidade original da Argentina. Trata-se da materialização de um projeto dos estudantes Tomás Gulle, Rodrigo Carnero Vidal e Ariel Álvarez Cueto, da Universidade Nacional de Córdoba, que reinterpreta as características das residências Wichis localizadas na província de Salta.
O projeto permite conhecer e refletir, no âmbito acadêmico, sobre a realidade na qual vivem os povos nativos na Argentina, fornecendo um meio adequado onde aprendam, deem valor e, assim, potencializem seus costumes e cultura.
Conheça o processo de projeto e construção de uma residência para os Wichis, a seguir.
Descrição pelos autores. Na Argentina, são principalmente os povos originais os setores de população que apresentam condições de marginalidade, discriminação e exclusão. No âmbito desse contexto e com a intenção, como formuladores de uma tese de arquitetura, de realizar um projeto que ampliasse os limites do âmbito acadêmico e que impactasse uma realidade concreta, contatamos a fundação Deuda Interna, a qual desenvolve seu trabalho há mais de 10 anos com comunidades aborígenes no Chaco Salteño.
Dessa maneira surge o projeto de trabalhar com a comunidade Wichi "Las Llanas", localizada na província de Salta, departamento de San Martín, município de Embarcación na borda sul da Rota Nacional 81.
Produto da pesquisa de sua cultura e análise de sua visão de mundo com especial ênfase no habitar, determinou-se escolher a residência como um elemento para responder à dissolução progressiva da comunidade, à ausência de infraestrutura e ao déficit habitacional, que é o problema-tema a abordar.
A partir disso estabeleceu-se as diretrizes de trabalho: um sistema modular que permita o crescimento da residência conjuntamente ao crescimento da família, uma arquitetura que responda às demandas climáticas, à flexibilidade no uso dos espaços, à possibilidade de ser desmontada - e transportada -, além de presar pelo uso de materiais locais.
Foram desenvolvidas três alternativas as quais foram apresentadas aos docentes da universidade e levadas a diálogo com a comunidade em nossa segunda viagem, quando se trabalhou em conjunto para determinar qual proposta era a mais eficaz dada a concessão de um local para implantação, assim como um destinatário. Logo após seus ajustes e correções, quantificou-se a totalidade das partes para dar início à gestão do projeto. Em nossa terceira viagem programou-se a concretagem do protótipo de um módulo básico.
Os objetivos planejados do projeto são:
- Dar a conhecer e refletir no âmbito acadêmico sobre a realidade na qual vivem os povos originais em nosso país;
- Ajudar a comunidade a reincorporar-se na sociedade e fornecer um meio adequado onde aprendam, dêem valor e, assim, potencializem seus costumes e cultura;
- Fomentar a autoconstrução e o uso de materiais locais;
- Gerar uma arquitetura que ressalte e dê valor às técnicas construtivas ancestrais respeitando sua visão de mundo, fortalecendo a identidade através da residência e do habitat.