Como escolher o nome de seu escritório para aumentar suas chances de sucesso profissional

Teoricamente, a coisa mais importante que um escritório de arquitetura pode fazer para se tornar um sucesso é criar uma boa arquitetura. Mas, infelizmente, há muitos outros fatores que devem ser levados em conta para o sucesso do negócio, especialmente no mundo atual que é conduzido por PR e marketing. Para o fundador de uma empresa de arquitetura, uma das primeiras e maiores decisões que se deve tomar sobre seu perfil público é como nomear o escritório.

Lá se foram os dias em que os arquitetos simplesmente batizavam a empresa com seus próprios nomes e vendiam os projetos para seus associados em um coquetel. Hoje, os arquitetos precisam cortejar novos clientes em um mercado competitivo, e para fazer isso, eles precisam de um nome que se destaque. Para ajudar os proprietários de novas empresas (e sonhadores de longo prazo) a escolher um nome eficaz e retornar ao importante negócio da arquitetura, aqui está, uma lista feita pelo ArchDaily, de coisas que devem ser consideradas quando for nomear sua empresa.

1. Selecionando um nome original e memorável

Obviamente, a parte mais importante em escolher um nome é selecionar algo memorável que está conectado, de alguma forma, à própria empresa. Existem duas opções principais aqui:

Opção 1: nomeando o escritório com seu próprio nome

Usar o próprio nome como base para o nome do escritório saiu recentemente de moda, já que muitos arquitetos começaram a enfatizar a colaboração e não mais o conceito de "herói-arquiteto" individual. No entanto, de um ponto de vista puramente prático, não há nada fundamentalmente errado com esta abordagem.

No entanto, ela exige um momento difícil de auto-reflexão entre os proprietários da empresa, uma vez que - e isso pode ser difícil para alguns ouvirem - nem todo o nome é único ou interessante. Se seu nome for John Smith ou Emma Jones, esta abordagem provavelmente não é para você. Se você estiver criando uma parceria, a combinação de dois ou mais sobrenomes tornará mais provável que você obtenha um resultado atrativo - mas para cada combinação tão memorável como Venturi and Scott Brown, há um Johnston and Lee lá fora também (este obteve sucesso em torno desta questão adicionado, habilmente, um primeiro nome para criar Johnston Marklee).

Outra opção dentro do gênero é batizar o escritório com seu próprio nome mas usar um acrônimo - abordagem adotada por escritórios como BIG e MVRDV. Entretanto, é importante perceber que às vezes os nomes reais são mais memoráveis do que uma sequência de letras, então, saber usar essa técnica é uma forma de arte.

Opção 2: escolhendo um nome original

Uma abordagem cada vez mais popular é inventar um nome a partir do zero. O benefício desta abordagem é que ela permite que você construa algum direito de marketing sob o nome da sua empresa inventando um que, de alguma forma, reflita os valores do seu escritório. Um dos exemplos mais antigos e mais conhecidos dessa abordagem é o OMA, the Office for Metropolitan Architecture.

No entanto, se escolher esta abordagem, tenha cuidado para evitar clichês ou qualquer coisa muito forçada. Esta é uma chance para você provar sua criatividade para os potenciais clientes e você não quer cair no primeiro obstáculo.

2. Considerações culturais

Considere como seu nome é visto em outros idiomas

Se você está planejando criar um escritório local, isso provavelmente não afetará muito você. Mas aqueles com ambições internacionais procurarão no Google Translate como seria o nome em algumas línguas (ou, se possível, perguntarão às pessoas que falam essas línguas). Você não quer que seus futuros clientes achem seu nome ofensivo!

3. Considerações legais

Verifique se seu nome já não existe

O mundo é um lugar grande e há muitos nomes nele. Se você nomear seu escritório usando seu próprio nome ou se seu nome inventado não é tão original quanto você pensou, você pode achar outro escritório de arquitetura que teve a mesma ideia. Se esse escritório está no mesmo país que você, isso pode ser um sério problema, já que em muitos países a empresa mais antiga pode legalmente forçar a nova a mudar seu nome para proteger seus interesses comerciais. No entanto, dois escritórios em diferentes países, com o mesmo nome, ainda podem causar confusão e a situação deve ser evitada, se possível.

4. Considerações técnicas

Verifique se um URL está disponível

Um dos componentes centrais para a comercialização de uma empresa, nos dias de hoje, é ter um site da empresa e esse site deve ser fácil de ser encontrado. Assim como você deve se certificar de que outra empresa de arquitetura ainda não tenha tomado o seu nome, você deve se certificar de que outra empresa (de qualquer tipo) ainda não tomou a URL mais adequada para esse nome.

Não use pontuação ou formatação incomum!

Há menos de uma década, a pontuação estranha e peculiar começou a aparecer em nomes de projetos e até mesmo em alguns nomes de empresas em todo o mundo da arquitetura. Felizmente, essa prática parece estar em declínio, mas talvez não com rapidez suficiente. Os URLs da Web farão um escárnio de seus colchetes inteligentemente colocados e de sua formatação de subscrito-  e não estamos apenas falando sobre seu próprio URL. Se você está planejando publicar seu trabalho em qualquer mídia online, incluindo o ArchDaily, seu trabalho provavelmente será organizado usando tagging ou um sistema semelhante e, muito possivelmente, cada site vai marcar seu nome de uma maneira diferente.

Esta regra se estende até no fato de simplesmente escrever sobre sua empresa. Se seu nome inclui pontuação, como os leitores saberão que a pontuação no seu nome não afeta como a frase geral é lida?

5. Considerações práticas

Considere seu "nome curto"

A menos que o nome da sua empresa já seja muito curto, é provável que em conversas e por escrito, as pessoas irão encurtar-lo por conveniência. Existem duas formas principais de fazê-lo: retirando a parte mais genérica do seu nome ou utilizando uma sigla. Em alguns casos, ambas as técnicas podem ser usadas para o mesmo escritório , dependendo do contexto, por exemplo "Rogers Stirk Harbour + Partners" pode ser referido como simplesmente "Rogers Stirk Harbour" ou "RSH + P".

É uma boa ideia exercer algum controle sobre isso. Se o nome da sua empresa é longo, provavelmente não há muito o que fazer para impedir que as pessoas façam isso, mas você pode plantar a semente para sua versão preferida, usando-a em seu site e em qualquer comunicação oficiail, como e-mails e comunicados de imprensa. Os clientes e os meios de comunicação provavelmente adotarão a versão curta que já viram antes.

A forma como seu nome é pronunciado está clara?

Pode ser fácil esquecer, em nosso mundo saturado de publicidade, que o boca a boca ainda está entre as formas mais poderosas de publicidade. A palavra verbal é ainda mais eficaz quando todos estão de acordo sobre como pronunciar o nome da sua empresa.

Conheça o seu próprio nome!

Isso pode soar óbvio, mas você ficaria surpreso com quantos empregados da "ABC Architects" acham que o nome de sua empresa pode ser pronunciado como "ABC Architecture". O mesmo vale para capitalização e para outros detalhes de como o nome de sua empresa está escrito - certifique-se que cada vez que você ou um empregado escreve o nome da empresa, ele é escrito exatamente da mesma forma. Se o nome de sua empresa tem uma "versão curta", como descrito acima, certifique-se de que ela é usada de tal forma que a versão completa é, obviamente, a oficial.

6. Há sempre exceções

Mais uma vez: a melhor maneira de ter sucesso em uma empresa de arquitetura é ser um bom arquiteto. É por isso que, mesmo com todas as considerações acima, ainda existem empresas como Coop Himmelb (l) au ou 5468796 Architecture que encontram sucesso, apesar de seus nomes serem claramente incomuns. E, se o seu trabalho é bom o suficiente, você pode até mesmo encontrar pessoas que se orgulham de lembrar a seqüência de números corretamente ou de explicar como os parênteses transformam o nome em uma brincadeira inteligente. Um nome incomum pode ser um truque de marketing por si só.

Mas tornar-se conhecido leva tempo e, enquanto você está definhando na obscuridade, seu nome pode estar impedindo que você dê o próximo passo. Quebrar as regras delineadas neste artigo não é uma sentença de morte, mas requer coragem e determinação.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Como escolher o nome de seu escritório para aumentar suas chances de sucesso profissional" 24 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869542/como-escolher-o-nome-de-seu-escritorio-para-aumentar-suas-chances-de-sucesso-profissional> ISSN 0719-8906

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