Este artigo foi originalmente publicado na página México Desconocido com o mesmo título.
A Revolução Industrial mudou os rumos do mundo. Essa transformação econômica, social e tecnológica influenciou muito na arquitetura da época. Foi assim que alguns engenheiros começaram a desenvolver construções monumentais, modernas, práticas e muito originais. Esse foi o caso do francês Alexandre Gustave Eiffel, que ganhou renome pela Europa por seus projetos de pontes para a rede ferroviária francesa, mas que teria renome mundial por seu projeto mais importante e que lhe rendeu ter o nome marcado na história, a torre Eiffel.
A torre é uma das construções mais conhecidas no mundo, mas não é a única obra arquitetônica criada por Eiffel. No México, a Revolução Industrial e a influência francesa deixaram um legado único e que poucos conhecem. É por isso que hoje te convidamos para percorrer alguns dos lugares por onde Gustave Eiffel deixou sua marca.
Ponte de Ferro
No município de Ecatepec encontra-se um impressionante elemento de 90 toneladas de ferro perfeitamente montado e que conforma uma estrutura de 15 metros de altura. Poucos sabem, mas essa ponte foi projetada justamente pelo engenheiros francês Gustave Eiffel e construída em 1870.
Hoje em dia, esse espaço que é conhecido como Ponte da Arte, transformou-se em um centro cultural e em um espaço de arte comunitário que funciona como galeria e espaço de oficinas, cursos e apresentações artísticas.
Igreja de Santa Bárbara
Na península sul-californiana, na costa do Mar de Cortés, local onde o deserto de cactus termina no mar, encontra-se Santa Rosalía, uma pequena e pitoresca cidade que resguarda outra das obras arquitetônicas do grande Eiffel: a Igreja de Santa Rosalía.
A história conta que foi construída em 1887 para a Exposição Universal de Paris de 1889, junto com a Torre Eiffel. Depois do evento, o projeto foi desmontado e transportado para Bruxelas, Bélgica. De acordo com o historiador Ramón Bastida Orozco, originalmente a igreja havia sido adquirida por uma companhia francesa e seria instalada no Congo, África, mas por conta de problemas com uma infestação de cupins isso não aconteceu. O destino a mandaria anos mais tarde à América, especificamente a Santa Rosalía em Baja California Sur, México.
A igreja chegou ao México totalmente desmantelada em 1896, no veleiro San Juan, que seguiu a rota de Cabo de Hornos para chegar da Europa, e foi aberta para culto em 1898.
Dado curioso: apesar de muitos atribuírem o desenho dessa igreja a Gustave Eiffel, existe uma controvérsia sobre a autoria do projeto. Alguns pesquisadores garantem que o projeto não foi feito pelo engenheiro francês, mas pelo brasileiro Babiano Buclos.
Palácio de Ferro
Esta bela e valiosa construção localiza-se em Orizaba, Veracruz. Trata-se do Palácio de Ferro, expoente máximo do Art Nouveau no México e o único palácio metálico do mundo.
Eiffel projetou essa obra arquitetônica em 1891. O prefeito à época, Julio M. Vélez, encomendou o projeto pois queria que o Palácio Municipal contrastasse com a arquitetura de alvenaria (de tijolos, blocos ou pedras talhadas) de Orizaba e mostrasse a modernidade e seu auge econômico, já que naqueles tempos a cidade era considerada a quinta mais importante do país.
Esse impressionante palácio metálico desmontável foi construído na Bélgica em 1892 e teve um custo total de 80 mil pesos em ouro. Para transporta-lo da Europa para o México, foram necessárias três viagens em barcos à vapor desde o porto de Amborés até o de Veracruz.
O Palácio Municipal, hoje conhecido como Palácio de Ferro, foi inaugurado em 16 de setembro de 1894 e funcionou como escritório do governo durante 97 anos.
Quiosque do Jardin Juárez em Cuernavaca
Se tem alguma coisa que caracteriza o Jardim Juárez, no centro histórico de Cuernavaca, é seu quiosque. O que poucos sabem é que, assim como os outros projetos mencionados, esse também é um projeto de Gustave Eiffel trazido da Inglaterra por ordem do então governador Jesus H. Preciado em 1890.
Existem outras construções por todo o México que, ainda que não tenham sido projetadas pro Eiffel, tiveram alguma influência do francês. Quais você conhece?