A ardósia é um produto mineral, totalmente inerte e ecológico, com um processo de produção simples e eficiente. É um dos produtos naturais mais versáteis, adaptando-se a qualquer projeto como material de revestimento, seja em para cobertura, pisos ou fachada.
Dentre suas propriedades, destaca-se a resistência a temperaturas extremas, uma durabilidade superior a 100 anos e uma alta impermeabilidade, o que garante um bom rendimento em qualquer condição climática. Sua diversidade de formas, tamanhos e texturas permite uma multiplicidade de combinações, convidando os arquitetos a despertarem seu lado criativo.
A seguir, conheça 7 residências exemplares que utilizaram a ardósia como material de revestimento.
Fachada Ventilada
A ardósia é uma boa opção para isolar termicamente o exterior de uma residência. A ardósia atua como barreira natural e protege contra as adversidades climáticas. Além disso, a combinação do isolamento térmico externo e a câmara de ar ventilada gera uma redução de gastos energéticos, melhorando o conforto térmico da casa.
Painéis Térmicos
As propriedades térmicas da ardósia podem ser usadas para transformar a luz solar em energia, utilizando placas do material como painéis solares para a calefação, aquecimento de água ou aclimatação de piscinas, melhorando a eficiência da residência.
As placas de ardósia tem uma montagem simples e sua manutenção é praticamente inexistente.
Casa de Verão / CEBRA
Tanto o teto, quanto as fachadas desta casa são cobertos por uma ardósia escura, gerando um interessante contraste entre o exterior e interior da mesma.
Residência P / N+P Architecture
Os materiais desta casa são simples. A ardósia e o zinco envelhecerão com o tempo, refletindo as estações e a passagem dos anos, ao mesmo tempo que resistirão às duras e brutais condições da região próxima ao oceano.
Casa Montaña / [baragaño]
A cobertura foi executada por um artesão da região. A combinação da ardósia com a madeira representava, na visão dos arquitetos, uma mistura entre tecnologia e tradição.
Tandrup Kollegiet / KANT Arkitekter
Respeitando a escala e as dimensões das propriedades vizinhas, a fachada diferenciada preta coberta com blocos de ardósia natural em contraste com as varandas brancas, automaticamente destaca o edifício do restante da rua.
Home for Life / AART Architects
A casa utiliza a ardósia como painéis solares, aproveitando a energia para regular o calor, a umidade do ar e o CO2 nos cômodos. A casa também possui um sistema automático de fachada que se adapta às estações do ano e extrai o ar fresco da casa.
Casa Fragmentada / Alma-nac
A ardósia da fachada participa como elemento de uma paleta de cores que, junto à madeira e as paredes de pedra, se misturam com o horizonte como parte da paisagem.
Casa Bioclimática 'Longère' / J Guillo Architecte
Para integrar o projeto ao entorno natural, escolheu-se a ardósia natural utilizando-a como uma "folha" dobrada ao redor da casa. Essa escolha oferece proteção contra o clima oceânico, isolamento e otimização energética durante todo o ano.
Publicado originalmente em 17 de dezembro de 2018, atualizado em 19 de fevereiro de 2021.