Em um cenário criativo que já está repleto de talento e inovação, as obras do Atelier Deshaus se destacam na China. Seus projetos, muitas vezes revitalizações de espaços existentes, não seguem regras particulares de estilo estabelecidas por outros ou por eles mesmos. No entanto, eles estão unidos por uma visão sutil e enigmática da experiência do espaço nos ambientes urbanos em constante mudança no país.
Museu de Arte Moderna de Xangai
Do arquiteto: Em retrospectiva, o projeto de uma Galeria de Arte Moderna é um empreendimento arriscado. A civilização industrial atua como uma parte vital do próprio desenvolvimento da modernidade de Xangai. Com a renovação das funções urbanas na era pós-industrial, muitos edifícios industriais estão enfrentando o destino de serem demolidos ou transformados de alguma forma, o que se torna este projeto um tema significativo.
Museu West Bund
Do arquiteto: O Museu West Bund está localizado na margem do Rio Huangpu, distrito de Xuhui, Município de Xangai, no terreno que foi usado como cais para o transporte de carvão. Antes do início do projeto, uma ponte de Descarregamento de Carvão, de cerca de 110 metros de comprimento, 10 de largura e 8 de altura, construída na década de 1950, foi mantida com um estacionamento subterrâneo de dois níveis, completo há dois anos.
Renovação de silos de 80.000 toneladas em Minsheng Wharf
O Minsheng Dock Silo é uma abordagem ativa - e incomum - para a revitalização espacial em um país frequentemente mais interessado em construir para o futuro do que no passado. Uma escada rolante no exterior da estrutura (um aceno astuto para o Centro Pompidou) permite que os visitantes viajem para o espaço interior enquanto experimentam a beleza dos arredores. Enquanto os silos, originalmente parte das docas circundantes, não estão mais em uso, a preservação do espaço permite aos visitantes um vislumbre da estrutura e da memória local.