É importante que os espaços de escritórios, oficinas e ateliês sejam atrativos não só para os clientes, mas também para as pessoas empregadas, que passam em média um terço do seu dia nesses ambientes. Um espaço de trabalho mal planejado pode tornar essa jornada cansativa e desestimulante, e, para que isso não ocorra, podem ser tomadas decisões no projeto arquitetônico que dinamizem o espaço e promovam a integração da equipe, ainda que a área do ambiente não seja generosa.
O programa básico de um escritório pode incluir recepção, estações de trabalho, espaço para reuniões, copa, sanitário e eventualmente um espaço livre para workshops, conversas e apresentações. O desafio de “encaixar” todas essas funções em uma sala pode resultar em um interessante partido projetual, como nos casos em que o mobiliário pode se adaptar para configurar diferentes espaços; ou da escolha de diferentes formas de divisão dos ambientes, como na diferenciação dos revestimentos.
Reunimos aqui espaços que vão de 26m², com uma única estação de trabalho, a 150m², com 23 postos, apresentando diferentes soluções para um ambiente laborativo agradável e proveitoso.