A cor pode ser um elemento que contribui muito para a qualidade de projetos de arquitetura. Seu uso eficiente pode transformar completamente a atmosfera de ambientes internos e externos, sinalizar usos específicos em espaços com características diferentes, ressignificar cômodos e destacar elementos arquitetônicos. Este se provou um recurso de grande sucesso, que inclusive se tornou marca registrada de alguns arquitetos importantes, como o caso dos mexicanos Luis Barragan e Ricardo Legorreta.
Apesar do evidente apelo interessante da cor, muitos projetos também se valem de uma estratégia oposta para valorizar suas especificidades e detalhes: o uso predominante do branco. Seu caráter neutro abre a possibilidade de uma infinidade de abordagens em relação aos pormenores, e seu uso destaca os demais elementos que colaboram para a apreensão da arquitetura.
Quando utilizado do lado de fora, pode valorizar o entorno das obras e criar contraste com paisagens coloridas, e quando nas partes internas, destaca os objetos, mobiliário, elementos construtivos, decoração, entre outros formadores da ambiência nos projetos. O branco é uma cor que permite conciliar praticamente todo tipo de combinação cromática e de materiais, e por isso é o escolhido de diversos arquitetos em todo o mundo. Selecionamos um conjunto de projetos residenciais no Brasil que exploram as virtudes da neutralidade do branco para criar propostas marcantes e que, definitivamente, não passam desapercebidas por quem as visita.