Rodolfo Lagos divide conosco uma série de fotografias sobre a arquitetura brutalista de Barcelona, que apresentamos em ordem cronológica para ajudar a entender como ocorreu sua evolução.
O autor comenta: não sou arquiteto, mas a arquitetura é algo que sempre me chamou a atenção. Nisso a motivação, que parte da curiosidade em aprender um pouco mais sobre tudo isto e o entorno. O brutalismo deve ser, segundo meu ponto vista, um dos estilos mais imponentes da arquitetura: a mais crua e áspera. São principalmente essas características que me motivam a fotografar esse tipo de edificação. Vou sempre de bicicleta, por todos os lados, a todos os lados, e a arquitetura de Barcelona nunca deixa de me chamar a atenção: a forma como se harmonizam todos os diferentes estilos apesar de terem caracteres tão diferentes.
- Artigo relacionado
10 obras icônicas do brutalismo na América Latina
Não posso falar muito de um "brutalismo barcelonês" por que não sei se é algo tão diferenciável entre tamanha diversidade, muito menos se tenho os conhecimentos profissionais ou técnicos para fazer tal afirmação, mas o percurso é algo que, sem dúvidas, poderia ser um bom passeio de bicicleta de um par de horas que certamente nos fará ver as coisas de uma forma diferente. (Um caso à parte é "Walden 7", de Ricardo Bonfill que, lamentavelmente, não pôde figurar neste percurso por estar um pouco mais afastado, ainda que a experiência de estar ali, próximo, ao redor, dentro e por cima, em suas piscinas, faça sentir como se estivesse dentro de uma verdadeira obra de arte).
Torre Autopistas Acesa Claudio Carmona (1963-1967)
Edifício Atalaya Federico Correa, Alfonso Milá e José Luis Sanz (1966-1970)
Ex Hotel Hilton - Hospital de Barcelona (1970's)
Edifício Colon, Josep Ribas González, J. Anglada, D. Gelabert (1971)
Walden 7, Ricardo Bofill (1972)
Edifício de apartamentos Valencia Mario Catalán (1974)
Edifício de oficinas María Claret Mario Catalán (1975)
L’Illa Diagonal. Rafael Moneo e Manuel de Solà-Morales (1990)
Edifício Planeta, Darz Mol (2006)
- Veja mais na conta de instagram @rodolagosb ou no site www.rodolfolagos.com.