A arquitetura de Gana está relacionada à materiais de construção locais. Dos tradicionais telhados de palha e paredes de barro às estruturas contemporâneas de concreto e vidro, o ambiente construído no país é um reflexo do contexto circundante. Isso se materializa tanto nos projetos urbanos quanto rurais e, à medida que novas edificações educacionais são criadas em Gana, esses espaços refletem a imagem do país ao contemplar o futuro do aprendizado.
Localizada ao longo do Golfo da Guiné e do Oceano Atlântico na África Ocidental, Gana faz fronteira com a Costa do Marfim, Burkina Faso e Togo. A apenas alguns graus ao norte do Equador, o clima quente do país combina com uma geografia de pastagens, arbustos e florestas costeiras. Os materiais de construção variam de acordo com a localização, como materiais industriais e madeira da região sul de Gana. A colonização do país acelerou seu desenvolvimento físico e, por sua vez, os britânicos decidiram expandir as escolas e faculdades depois de estabelecer o controle no final do século XIX. Novas faculdades e escolas secundárias foram construídas, enquanto as estruturas existentes foram reformadas e ampliadas.
Hoje em dia, os novos ambientes de aprendizado de Gana são um produto de necessidades funcionais e da paisagem cultural do país. Os seguintes projetos educacionais foram construídos nos últimos três anos, apresentando diversas abordagens à tectônica, técnicas vernaculares de construção e condições do local. Ecoando o desenvolvimento pós-independência que ocorreu após 1957, obras mais recentes foram construídas ao lado de um boom no setor da construção, à medida que a economia ganense continua crescendo. Os projetos a seguir ilustram como as escolas e bibliotecas rurais são projetadas fora das grandes cidades de Gana, como Accra e Kumasi.
Biblioteca framed Escape por eskaapi
Uma nova escola estava sendo construída na entrada da vila de Abetenim, na região de Ashanti, em Gana. Sua biblioteca, construída com materiais locais, como terra e madeira, foi projetada pelos arquitetos franceses Maude Cannat e Rachel Méau, vencedores do primeiro prêmio do Earth Architecture Competition 2016. Paredes grossas de terra perfuradas por janelas altas e estreitas isolam a biblioteca do lado de fora sem revelar o que está escondido dentro. Após a entrada, existem dois espaços conectados ao redor de um pátio paisagístico, aguardando para serem utilizados pelas crianças da escola.
MUDcafeteria por Anna Schweiger + Jaap Willemsen
A MUDcafeteria é o centro de uma escola profissional no norte de Gana. Foi construída no verão de 2017 por estudantes da TU Viena, juntamente com moradores da comunidade local. A construção foi concluída após 12 semanas com um orçamento fixado em 20.000 euros. Era importante para a equipe construir a lanchonete não apenas como um local para comer, mas também como um centro de reuniões sociais. Quando necessário, o prédio também pode ser usado pela comunidade local para pequenos eventos.
Kalì Pavilion por Irene Librando e Nadia Peruggi
Kalì é um projeto sem fins lucrativos que levou à construção de uma sala de aula do ensino médio na vila rural de Okorase. Um grupo de 20 voluntários internacionais trabalhou 3 meses com a mão-de-obra local para construir uma unidade sustentável de terra bruta e madeira, projetada por Irene Librando e Nadia Peruggi. O projeto venceu o desafio de construção e design “Reinventing the African Mud House” da Fundação Nka e foi realizado entre setembro e dezembro de 2018 com um orçamento de 9000 euros.
Escola em Ghana por Alberto Figueroa
O objetivo deste projeto era criar um edifício usando materiais e técnicas de construção da região, envolvendo trabalhadores locais como parte do projeto e ajudando a economia local em geral. O projeto também usou voluntários internacionais, dando-lhes experiência em sistemas de construção sustentável, como terra compactada. O projeto foi desenvolvido para se adaptar ao terreno e criar uma conexão com a cultura local. O edifício é composto por uma sala de aula e um hall que fornece espaços de armazenamento e leitura para os alunos.
Colégio Inside Out por Andrea Tabocchini & Francesca Vittorini
InsideOut é um protótipo de escola construído em Yeboahkrom, uma vila rural em Gana onde o vento destruiu a única escola na região. Este projeto sem fins lucrativos, desenhado por Andrea Tabocchini e Francesca Vittorini, foi construído em 60 dias com apenas 12.000 euros, juntamente com a população local e voluntários de 20 países diferentes. Como não havia eletricidade disponível, ela foi construída à mão, fabricando materiais disponíveis no local e aplainando a madeira manualmente.