
Um dos cernes do pensamento urbanístico é, e foi historicamente, o planejamento dos grandes equipamentos e infraestruturas de transporte nas cidades. Esses são projetos que lidam com uma diversidade de aspectos de um programa que, em geral, responde a demandas coletivas no espaço público, e por isso costumam ser construções de grande escala para amparar grandes fluxos de circulação e funcionar como verdadeiros articuladores das formas de se deslocar no espaço urbano.
A hipótese fica mais certeira quando o programa desses projetos refere-se a estações conhecidas como multi ou intermodais, ou seja, que contemplam mais de uma modalidade de meio de transporte. Trens, ônibus, metrôs, até mesmo aviões e meios aquáticos dividem o espaço de suas operações e formam parte de edifícios que contribuem para a otimização dos trajetos cotidianos de seus usuários. Separamos a seguir uma seleção de projetos de estações multimodais em vários países que mostram diferentes abordagens a esse programa que combina transporte e infraestrutura urbana.
Oostende Station / Dietmar Feichtinger Architectes

Gare TGV de Montpellier, Montpellier Railway Station / Marc Mimram

Lorient Multimodal Hub / AREP

Centro Regional de Transporte Intermodal Anaheim / HOK

Nova Estação de Caminhos de Ferro de Aveiro / JLLA

Estação New Street em Birmingham / AZPML

Estação Denver Union / SOM

Estação de Napoli Afragola / Zaha Hadid Architects

World Trade Center Transportation Hub / Santiago Calatrava

Terminal de acesso de passageiros / RSHP + Aedas

King’s Cross Station / John McAslan + Partners

Estação Køge Nord / COBE + DISSING+WEITLING Architecture

Estação Hangzhou East / CSADI

Estação Sul Pequim / TFP Farrells

Estação Suburbana Créteil-Pompadour / AREP

Estação Ferroviária Sul de Guangzhou/ TFP Farrells

Estação Central The Hague / Benthem Crouwel Architects
