
Extremamente versáteis, não só por sua variedade de cores e padrões, mas também por suas possibilidades de aplicação, os ladrilhos hidráulicos podem ser encontrados, nos projetos residenciais, em ambientes que vão desde áreas molhadas a salas e quartos. A orientação das peças e a área em que são aplicadas também são fatores que contribuem para a diversidade de conformações possíveis no uso do ladrilho hidráulico: quando são restritos a determinada área de um ambiente, por exemplo, podem funcionar como “tapetes” fixos.
Produzidos em um processo totalmente artesanal, os ladrilhos hidráulicos são feitos peça por peça, a partir de uma combinação de pó de mármore, cimento e corantes. Seu processo de produção não inclui a etapa de queima: depois de prensadas, as peças são curadas em água (por isso o nome “hidráulico”), o que é um dos fatores que os diferenciam das cerâmicas. Saiba mais sobre a fabricação e principais características do ladrilho hidráulico aqui.
Conheça a diversidade e versatilidade do ladrilho hidráulico aplicado em pisos nos 12 projetos de casas brasileiras a seguir.
Casa Havaí / Garoa + Chico Barros

Casa Kovacs / Pessoa Arquitetos + Base Urbana

Casa de Vila Campo Belo / DT Estúdio

Casa 28 / Equipe Lamas

Residência Barão Geraldo / Vasco Lopes Arquitetura

Casa Santa Cristina / Bruschini Arquitetura

Casa Cobogó / Allouchie Arquitetos

Casa Itaipu / Equipe Lamas

House in Florianópolis / UNA Arquitetos

Casa da vista / Barbara Becker Atelier de Arquitetura

Residência Quinta da Baroneza / Estúdio Penha

Casa s/d nº01 / Vão Arquitetura
