Abordando o problema da saúde na África e outros países, o escritório MASS ajudou a definir estratégias de projeto para mitigar e reduzir questões médicas críticas. Com alguns projetos operacionais e outros em andamento, estas instalações ajudam a combater uma ampla gama de doenças.
No Haiti, MASS criou o Centro de Tratamento de Cólera GHESKIO, um local que abriga 100 pacientes e oferece atendimento digno e gerenciamento de águas residuais no local; bem como o Hospital de Tuberculose GHESKIO, uma instalação que garante cuidados prolongados a pacientes com tuberculose.
No continente africano, as intervenções do estúdio geraram o Hospital Distrital Butaro, em Ruanda, ajudando a reduzir a propagação de doenças transmitidas pelo ar; e a "Vila de Espera da Maternidade", no Malawi, concluída em 2015, uma estrutura protótipo em que as gestantes podem se hospedar e receber cuidados adequados até o parto.
O MAAS se concentra em minimizar o uso de energia, garantir controle eficaz de infecções e reduzir custos operacionais. Ventilação, iluminação natural, ambientes verdes, circulação e layouts bem desenhados ditam sua abordagem.
Continue lendo para conhecer uma seleção de suas intervenções no campo da saúde.
Hospital Distrital Butaro
Butaro, Distrito Burera, Ruanda
O novo Hospital Distrital de Butaro, com 150 leitos, foi projetado para mitigar e reduzir a propagação de doenças transmitidas pelo ar. De fato, o layout geral, ventilação, iluminação e circulação foram desenvolvidos seguindo essa lógica conceitual. Os corredores são exteriores ao edifício, de modo que todos os movimentos ocorrem ao ar livre; os quartos dos pacientes recebem luz e ventilação natural. A ventilação cruzada é enfatizada por meio de ventiladores, persianas, grandes janelas operáveis e pés-direitos altos.
GHESKIO Centro de Tratamento para Cólera
Port-au-Prince, Ouest Departamento, Haiti
Para fornecer uma nova infraestrutura ao combate do surto de cólera no Haiti, o MASS projetou o Cholera Treatment Center (CTC), uma instalação que pode acomodar cem pacientes por vez. Criando claraboias e vegetações, o centro de atendimento ao paciente gerou ambientes confortáveis para recuperação. Além disso, com o gerenciamento de águas residuais no local, a edificação tem capacidade para tratar mais de 250.000 galões de esgoto por ano, ajudando a evitar a re-contaminação do lençol freático da área.
GHESKIO Hospital para tratamento de Tuberculose
Port-au-Prince, Ouest Departamento, Haiti
Este complexo de saúde oferece um espaço para os pacientes se submeterem a tratamento a longo prazo, com duração de até 24 meses. Altamente infeccioso, o surto de tuberculose no Haiti ocorreu logo após o terremoto de 2010 perturbar a infraestrutura de saúde do país. O Hospital para tratamento de tuberculose GHESKIO foi projetado para controlar infecções e tratar o trauma dos pacientes. De fato, estratégias como ventilação passiva ajudaram a reduzir a transmissão hospitalar.
Vila de Espera da Maternidade
Kasungu, Distrito Kasungu, Malawi
Este é um novo protótipo para lares de espera de maternidade (MWH) no Malawi, onde a mortalidade materna é um grande desafio à saúde pública. Criando um espaço para dormir, com ventilação e saneamento adequados, a edificação é uma estrutura semelhante a uma vila, composta por unidades de dormir menores. Inspirado na arquitetura vernacular local, o desenho do MAAS otimiza a ventilação natural, a luz do dia, a coleta de água da chuva e a energia solar.
ACEGID - Centro Africano de Excelência em Genômica de Doenças Infecciosas
Ede, Estado Osun, Nigéria
O Centro Africano de Excelência em Genômica de Doenças Infecciosas (ACEGID), o primeiro do gênero no continente africano, é um centro que visa frear as epidemias da maneira mais rápida e eficaz possível. O novo laboratório de genômica em Ede, na Nigéria, equipado com tecnologia de ponta, apóia a vigilância, controle e eliminação de doenças altamente infecciosas. Estimado para estar pronto na primavera de 2020, o centro, projetado para aumentar a colaboração, inclui um layout integrado de laboratórios, espaço compartilhado, escritórios e salas de aula.
Hospital Distrital Nyarugenge
Kigali, Distrito Nyarugenge, Ruanda
O hospital com 300 leitos servirá o distrito mais densamente povoado de Ruanda. A primeira fase do Hospital Distrital Nyarugenge incluirá a implementação de 120 leitos, juntamente com um departamento de emergência, unidade de alta dependência, salas de operações, enfermarias de parto e pós-parto, enfermarias de medicina pediátrica e de adultos, um ambulatório, farmácia, diagnóstico por imagem e odontologia.
Hospital Redemption
Caldwell, Montserrado County, Libéria
Um ambiente acolhedor, transparente, eficaz, seguro e digno para atendimento após a epidemia de Ebola, a instalação faz parte da visão do país de evitar futuras epidemias e fornecer serviços abrangentes para uma população em crescimento. Com a primeira fase, incluindo serviços de pediatria e maternidade, a construção de dois pavimentos e 155 leitos compreenderá a instalação da mais alta qualidade no país, uma vez concluída.
Hospital Distrital Munini
Munini, Distrito Nyaruguru, Ruanda
O hospital de 300 leitos integra os padrões de projeto desenvolvidos por MASS para o Ministério da Saúde de Ruanda. Estabelecendo um novo padrão para a infraestrutura hospitalar de referência, o Hospital Distrital de Munini reduz a propagação de doenças transmissíveis com sistemas de ventilação natural, serviços isolados e melhor acesso a estações de lavagem de mãos. Aberturas estratégicas são implementadas diante dos ventos predominantes. A instalação inclui suítes de maternidade com enfermarias de parto, UTI, e UTIN para reduzir ainda mais as taxas de mortalidade infantil e materna de Ruanda.
Centro de Saúde da Família em Virginia Parkway
McKinney, Texas, EUA
O Centro de Saúde da Família é um lar médico centrado no paciente, projetado para criar um modelo sustentável de saúde por meio de acesso, conexão e educação. Localizada em McKinney, Texas, a instalação, além dos serviços primários de atendimento médico, comportamental e odontológico, oferece programas de treinamento para estudantes orientados para a comunidade e atividades no local que vinculam os pacientes aos principais recursos.
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.