
Na arquitetura e no urbanismo, os movimentos de aproximação e se afastamento de determinado objeto de estudo, seja na escala do edifício ou da cidade, são corriqueiros e permitem ora visualizar melhor os detalhes, ora ter uma visão mais ampla do todo – ambas essenciais para compreensão do objeto em questão. A mudança do ponto de vista possibilita percepções distintas de um mesmo local: ao nos deslocarmos do nível térreo, ou do observador, ao qual somos habituados a vivenciar no cotidiano, para o ponto de vista aéreo, podemos estabelecer relações que se aproximam das obtidas através plantas de situação, de localização e planos urbanísticos.
No caso da arquitetura em particular, observar um edifício do alto pode revelar, por exemplo, como se dá sua inserção no tecido urbano, sua relação com entorno edificado e qual é o sistema utilizado na cobertura. Tais noções, obtidas pela visão aérea, ou vista de pássaro, estão fora do alcance natural do homem, mas a partir do uso de tecnologias ou de mudança do posicionamento (no topo de um edifício ou dentro de um avião, por exemplo), é possível alargar o campo de visão, como quando ajustamos o scroll do mouse ou as lentes de uma câmera fotográfica.
O site e Instagram do Overview “usa imagens aéreas e de satélite para demonstrar como a atividade humana e forças naturais moldam a Terra”. Formando um acervo que inclui imagens de relevos naturais, cidades, edifícios etc., as fotos revelam o chamado “efeito overview”, uma espécie de “visão sinóptica” daquilo que é captado pelas câmeras, drones e satélites.
Em uma parceria com o Overview, selecionamos uma série de projetos icônicos publicados pelo ArchDaily sob o ponto de vista aéreo e estabelecemos um paralelo com as imagens sob o olhar do observador, mostrando estes ícones da arquitetura sob diferentes perspectivas.
Pirâmides do Louvre / I.M. Pei


Catedral de Brasília / Oscar Niemeyer

Palácio dos Esportes / Félix Candela


Kubuswoningen (Casas Cubo) / Piet Blom


Burj Khalifa / SOM

_Nick_Merrick_for_Hedrich_Blessing_(13).jpg?1591896443)
Löyly / Avanto Architects

Ópera de Sydney / Jørn Utzon


Museu Judaico de Berlim / Daniel Libenskind


Esferas da Amazon / NBBJ


Superkilen / Topotek 1 + BIG Architects + Superflex


Bicycle Snake / DISSING+WEITLING Architecture


Beijing Daxing International Airport / Zaha Hadid Architects

Publicado originalmente em 16 de junho de 2020, atualizado em 27 de maio de 2022.