Ao contrário de uma série de sistemas e materiais construtivos, a paisagem não é um elemento especificável, ou mesmo desenhável, no projeto arquitetônico de um apartamento. No entanto, as paisagens são, de certa forma, atingidas pelas definições projetuais do edifício em questão, tanto do ponto de vista interno, como externo – ou seja, do seu entorno. As orientações das fachadas de um edifício e os tamanhos das janelas, por exemplo, são algumas das formas a partir das quais as vistas de um apartamento são afetadas, enquanto as dimensões da construção e seu gabarito afetam diretamente o contexto em que está inserida.
A relação entre os espaços e as vistas alcançadas a partir deles pode ser entendida como aquela entre “tela” e “enquadramento”. Neste sentido, à medida que a “tela” se afasta do nível da rua e atinge alturas mais elevadas, o “enquadramento” passa a incluir mais elementos.
Baías, montanhas, lagos e contextos urbanos são algumas das paisagens cujas dimensões do todo são melhor compreendidas à medida em que o deslocamento do nível da rua aumenta, até atingir seu nível máximo nas coberturas que, com a ausência do limite da laje superior, ganham ainda um maior panorama da paisagem.
A seguir, apresentamos 18 apartamentos que, localizados em diferentes partes do mundo, oferecem vistas impressionantes dos contextos em que estão inseridos: