O espaço público deve ser uma prioridade na agenda de planejamento urbano de todas as cidades e, dado o contexto mundial atual, representam elementos fundamentais de cidades e bairros. Praças e parques, necessidades inegáveis do tecido urbano, tornaram-se, hoje, mais vitais do que nunca.
Não só esses espaços têm um impacto positivo na saúde, mas também geram lugares recreativos para fazer exercícios, brincar, encontrar outras pessoas e socializar. Além disso, espaços públicos e abertos de qualidade são essenciais para gerar conexões humanas nos bairros. Ter um espaço aberto para desfrutar certamente estimula um senso de comunidade e pertencimento ao meio ambiente próximo, ao mesmo tempo em que cria efeitos psicológicos positivos ao estabelecer relações entre os membros da comunidade.
Para oferecer às pessoas espaços acessíveis, centrados no ser humano e de qualidade, as cidades têm procurado a ajuda de arquitetos. Na verdade, a alta demanda por esses tipos de locais exige um excelente projeto e valor arquitetônico. A seguir está uma seleção de projetos que regeneraram com sucesso os espaços urbanos existentes e os transformaram em praças, parques e orlas ativas e vibrantes.
Praça Israels Plads / Cobe + Sweco Architects
Esta praça também funciona como uma transição entre dois mundos, a cidade e o parque vizinho. O caráter da paisagem do parque continua na praça na forma de um padrão orgânico de árvores. Para o leste e oeste, a praça é elevada e "dobrada" para criar pequenos espaços. Além disso, possui uma expressão escultórica que remete ao seu passado histórico como parte das fortificações. A superfície funciona como um grande playground urbano e um espaço para atividades.
A ideia com o novo Israels Plads é celebrar o significado e a história do local e revitalizá-lo, transformando-o em uma praça vibrante e diversificada para todos os tipos de pessoas - para lazer, cultura, atividades e eventos públicos.
Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio
Um planejamento centrado nas pessoas que oferece a oportunidade de ganhar novos espaços públicos, criando praças nas esquinas e ruas repletas de vegetação onde antes havia carros.
Onde antes havia uma rodovia urbana, agora há uma rua cheia de vida e verde, onde antes havia um cruzamento, agora há uma praça habitável. O barulho dos carros foi substituído por crianças brincando, conversas animadas entre vizinhos ou jogos de xadrez dos idosos... A transformação continua junto com essa paisagem flexível capaz de integrar novas mudanças derivadas de testes urbanos e inovação social.
Requalificação Urbana V-Plaza / 3deluxe architecture
O que antes era um espaço em grande parte não utilizado adjacente a edifícios históricos está agora se tornando um novo e convidativo serviço público onde você pode, casualmente, tomar um café na hora do almoço ou trabalhar ao ar livre enquanto as crianças brincam na água, os jovens patinam e os estudantes relaxam no sol…
O verdadeiro desafio era preservar o patrimônio cultural e ao mesmo tempo criar espaço para a transformação social. E a solução foi uma arquitetura inovadora que atende às necessidades da sociedade de hoje: brilhante, amigável, aberta e conectada.
Memory of the Land / NODE Architecture & Urbanism
Com base em uma pesquisa de campo completa, as seguintes estratégias foram propostas: 1. Separar os pedestres do tráfego de veículos para dar lugar à circulação de tráfego lento e garantir viagens diárias seguras dos residentes; 2. Destacar as características funcionais de cada espaço público e simplificar / aprimorar o local existente conforme necessário; 3. Aprimorar o circuito de tráfego lento e a experiência pública e conectar a área de exposição industrial, a paisagem do rio, o parque comunitário, o mercado, o teatro e os edifícios de diferentes períodos históricos para oferecer experiências diárias diversificadas.
Azatlyk - Praça Central de Naberezhnye Chelny / DROM
Transformamos a praça em um espaço público cativante e dinâmico, com ambientes e qualidades que incluem diferentes grupos de pessoas.
No lugar do antigo eixo central, criamos um “tapete urbano” que funciona como três praças, cada um com seu caráter único: A "Praça de Eventos" é um espaço urbano pavimentado que também é usado para feiras semanais ao ar livre. A "Praça Verde" serve para relaxar no gramado e desfrutar do paisagismo sazonal do departamento de plantio da cidade. A "Praça da Cultura" possui uma fonte renovada e uma nova piscina rasa para brincar na água nos dias de calor. Esta praça está ligada ao município e a uma sala de cinema que se encontra no seu interior.
Skanderbeg Square / 51N4E
O paisagismo existente do projeto foi estudado e se transformou em um ecossistema local antecipando a criação de uma nova ecologia urbana para a cidade. As espécies locais foram escolhidas para aumentar a resistência natural do sistema, reagindo às mudanças climáticas em curso. Árvores, arbustos e plantas perenes foram combinados para promover a biodiversidade urbana e controlar o microclima do centro da cidade. A riqueza da natureza da Albânia em diversas espécies e variedades é, assim, valorizada permitindo que o espaço público assuma funções recreativas e educativas.
Primavera de Tainan / MVRDV
O nível do estacionamento subterrâneo do shopping foi transformado em uma praça pública dominada por uma piscina urbana e plantas locais verdejantes, cercada por uma arcada sombreada. A piscina foi cuidadosamente planejada para ser um ponto de encontro perfeito em todas as estações: o nível da água aumentará e diminuirá em resposta às estações chuvosa e seca e, em tempo quente, os pulverizadores de névoa reduzirão a temperatura local para proporcionar alívio aos visitantes, reduzindo o uso de ar condicionado nos meses de verão. Este espaço abriga playgrounds, espaços de reunião e um palco para apresentações, enquanto a desconstrução artística da estrutura de concreto da edificação possibilitou uma série de espaços híbridos que podem, no seu devido tempo, ser convertidos em lojas, quiosques e outras comodidades.
Parque "Victoria on the River" / Edwards White Architects
Em um nível macro, o projeto busca estabelecer um parque que atenda a duas funções. Em primeiro lugar, como um destino onde as pessoas podem fazer uma pausa, interagir e desfrutar de vistas sobre o rio. Em segundo lugar, como um dispositivo que conecta os níveis díspares da orla inferior do rio, do passeio superior e da rua principal.
Para alguns, é um espaço para brincar, um lugar para contemplar, um lugar para desfrutar da solidão ou um lugar para estar em comunidade. Para outros, é um meio de acesso ou um lugar para se exercitar. Um novo mercado, shows, aulas de ioga, boot camp, skatistas, encontros de amigos para comerem juntos, tudo ocupa este espaço. Sentar no parque e ouvir os jovens e os mais velhos descobrindo-o pela primeira vez é uma verdadeira alegria.
Passeio Fluvial Niederhafen / Zaha Hadid Architects
Com todas as fases da construção agora concluídas, o re-desenvolvimento da barreira de proteção contra enchentes de Niederhafen em Hamburgo reconecta seu calçadão ao rio com o tecido urbano circundante da cidade; servindo como um popular passeio na orla ao mesmo tempo em que cria ligações com os bairros adjacentes.
Uma largura mínima de dez metros garante que este popular passeio na orla ofereça espaços públicos generosos para pedestres, corredores, artistas de rua, barracas de comida e cafés. Lojas e serviços públicos também são acomodados dentro da estrutura no nível da rua de frente para a cidade. Escadas largas, que lembram pequenos anfiteatros, são esculpidas dentro da barreira de proteção contra enchentes nos pontos onde as ruas dos bairros adjacentes encontram a estrutura; oferecendo aos transeuntes vistas ao nível da rua das pessoas passeando ao longo da barreira, bem como, vistas dos mastros e superestruturas dos navios no Elba.
Nota: Os textos citados são excertos das descrições arquivadas de cada projeto, previamente enviadas pelos arquitetos. Encontre mais projetos de referência nesta pasta My ArchDaily criada pelo autor.
Este artigo é parte do tópico do mês do ArchDaily: Como viveremos juntos. Todo mês, exploramos um tópico através de artigos, entrevistas, notícias e obras. Saiba mais sobre nossos tópicos aqui. E como sempre, no ArchDaily, valorizamos as contribuições de nossos leitores. Se você deseja enviar um artigo ou um trabalho, entre em contato conosco.