É possível que ainda tenhamos muito caminho pela frente no que se refere à relação com a diversidade de flora e fauna nos habitats urbanos, mas é surpreendente como a arquitetura que encara essa abordagem se revela rápida, fácil - e até divertida.
Na prática, como estamos promovendo lugares para animais e plantas nas cidades?
Ivan Juarez, do x-studio, nos escreve sobre sua intervenção de pequena escala:
Insect City explora novas aproximações para repensar os limites entre o ser humano e a natureza através de uma intervenção que estabelece espaços para novos encontros. Uma obra no espaço público, como se fosse uma paisagem abstrata, composta por uma série de peças geométricas que se propõem a sensibilizar sobre conceitos ecológicos e de biodiversidade urbana.
O projeto propõe desenvolver um espaço de reflexão e uma nova abordagem da diversidade vegetal e animal em habitats urbanos. Desta forma, a intervenção dialoga com a paisagem da cidade, criando novas formas de convivência entre o ambiente natural e o construído. Uma nova paisagem híbrida, como um complexo habitacional para os insetos que coabitam em nosso ambiente.
A Insect City está localizada em um fragmento indefinido da paisagem urbana da cidade de Linz, em uma zona de transição onde várias paisagens naturais e urbanas se diluem. Em um dos lados, o local fica próximo ao Rio Danúbio e seu porto industrial e, por outro lado, é delimitado por uma ferrovia fora de uso e pela rodovia elevada. Embora a área seja caracterizada como um espaço público indefinido, o local é privilegiado por ter uma grande riqueza biológica, devido ao fato de estar localizado em uma pradaria urbana autogerida que é cercada por casas com hortas e jardins comunitários.
O projeto foi desenvolvido com o apoio e colaboração do Architectural Forum of Upper Austria (afo), com o conselho do Biologiezentrum, um centro de biologia localizado na cidade de Linz, que possui uma das maiores coleções de insetos da Europa, e que se dedica à preservação, pesquisa, documentação, exposição e transmissão de conhecimentos sobre a flora e fauna. Ao mesmo tempo, durante o processo, foi realizada uma consulta de bairro com resultados positivos, com o objetivo de divulgar o projeto entre os moradores como parte de seu próprio ambiente local.
Nome do Projeto: Insect City
Nome do Escritório de Arquitetura: x-studio : : Ivan Juarez
Localização: Linz, Áustria, Espaço público Posthofstraße
Ano do término da construção: 2020
Fotografia: Gregor Graf y x-studio : : Ivan Juarez
Outros Participantes:
Realizado com a colaboração e apoio do architekturforum oberösterreich (afo)
Produção, organização: Franz Koppelstätter, Uschi Reiter (afo)
Montagem: Leonie Reese, Thomas Kluckner, Roland Laimer, Dominik Leitner, Mariya Zhariy (afo) e Ivan Juarez
Bio-consultor: Biologiezentrum Linz, Dr. Martin Schwarz
Com o apoio de Time's Up e Hanger-Holz GmbH
Com o apoio de: Linz Kultur
Graças à: Cidade de Linz, Linz AG e todos os vizinhos da Posthofstraße