Segundo uma pesquisa realizada pela ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), houve, nos últimos anos, um crescimento na reciclagem de resíduos de construção e demolição (RCD) no Brasil. Segundo o relatório de 2015, o percentual de RCD reciclados no país naquele ano foi de 21%, enquanto em 2013 este total correspondeu a 19%.
O cenário, apesar de otimista, ainda não é ideal, e o crescimento de RCDs reciclados ainda é considerado pequeno. No Brasil, os resíduos da construção civil podem representar entre 50% e 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos. Ou seja, ainda é preciso defender uma prática comum de reciclagem e de reuso de materiais na arquitetura, sobretudo no contexto brasileiro.
Peças de madeira, contêiners e telhas são apenas alguns dos exemplos de materiais que podem assumir uma nova configuração em projetos de arquitetura. Além de resíduos de construção e demolição, é possível ainda empregar na arquitetura materiais cuja função inicial não está diretamente relacionada à construção civil. Em um artigo publicado no ArchDaily, por exemplo, é possível conhecer algumas formas de aplicação dos mais diversos materiais reciclados em fachadas, a partir de exemplos de edifícios ao redor do mundo.
Reunimos dez projetos de casas brasileiras que fazem uso de materiais reciclados — muitos dos quais não sugerem, a um primeiro olhar, que são frutos de um processo de reciclagem.
Casa na Mata / NITSCHE ARQUITETOS
A Casa Suspensa / Casa Container Marília
Casa Flamboyant / Perkins+Will
Casa Pacheco Leão AL / Ateliê de Arquitetura
Casa BF / Daniel Fromer
Casa Conteiner RD / KS arquitetos
Casa em Samambaia / Rodrigo Simão Arquitetura
Casa Michelle / Yuri Vasconcelos Arquitetura
Casa Sustentável / Deborah Roig
Casa Container Granja Viana / Container Box
Publicado originalmente em 18 de setembro de 2020, atualizado em 6 de maio de 2022.