Embora o tecido da cidade de Buenos Aires seja caracterizado por uma condição morfológica heterogênea e em constante transformação, dentro da gama de habitações de baixa densidade, é possível detectar certas tipologias constantes que emergiram da interação de sucessivas variáveis históricas - tais como as estratégias de loteamento das quadras, as regulamentações urbanas e suas correspondentes atualizações, ou as tradições construtivas daqueles que ergueram a cidade. Uma dessas tipologias identificáveis é o PH, cujo nome deriva da noção de Propriedade Horizontal, uma regulamentação que permitiu o desenvolvimento de residências particulares dentro de um mesmo lote.
Historicamente, o PH surge a partir da casa "chorizo", que por sua vez tem origem na divisão em duas das casas típicas de pátio. Esta casa foi apresentada como uma solução habitacional adaptada às proporções dos terrenos da cidade, constituída a partir da segmentação das quadras em lotes muito estreitos e, ao mesmo tempo, muito profundos.
Como resultado, foram gerados lotes hiperdensos com pequenas construções que, em muitos casos, levaram ao desenvolvimento de espaços mal iluminados e ventilados.
Embora a proximidade com outros edifícios, a falta de luz natural e as pequenas dimensões em que os lotes foram subdivididos sejam fatores consideravelmente complexos para operar, a possibilidade de se inserir em um contexto deste tipo pode representar uma oportunidade de propor novas formas de vida que reinventem os centros das quadras urbanas de Buenos Aires.
Uma série de casos ilustrando resoluções arquitetônicas de PH em pequenos lotes em Buenos Aires foram estudados a seguir:
PH-Agronomia / FRAM arquitectos + JES
- Superfície: 50 m²
- Ano: 2018
"O projeto envolve uma intervenção em uma residência já existente do tipo PH, uma tipologia característica de habitação em Buenos Aires, herdada da "casa chorizo" do início do século XX. Diante deste panorama, foi determinado que o crescimento da casa seria em altura e com a premissa de conservar o máximo possível".
PH Scalabrini Ortiz / Kohan Ratto Arquitectos
- Superfície: 78 m²
- Ano: 2019
"O PH Scalabrini Ortiz é a intervenção na última propriedade da série, a menor e mais próxima do centro da quadra. Foi originalmente concebida como a casa do caseiro e tinha uma área total de apenas 30 m2. O pequeno pátio havia sido coberto para viabilizar um melhor uso da área, mas perdeu a possibilidade de expansões, entrada de luz e boas condições de ventilação".
PH Lavalleja / CCPM Arquitectos
- Superfície: 89 m²
- Ano: 2017
"No mesmo lote, uma série de imóveis residenciais privados vivem lado a lado, dispostos no térreo e conectados por um corredor. PH Lavalleja é a última propriedade desta série. O mais distante da rua e o mais próximo do centro da quadra".
Casa PH / Estudio Borrachia
- Superfície: 90 m²
- Ano: 2009
"A segunda etapa da reforma na PH de Caballito incluiu a transformação de um terraço em um dormitório. Tendo sido tratado na primeira oportunidade como um espaço para a expansão da casa, pensando em um terraço verde como uma contribuição para a cidade e atividades internas, era necessário que seu novo destino continuasse a ser uma possível contribuição dentro de uma densa rede."
PH Thames / Alonso&Crippa
- Superfície: 110 m²
- Ano: 2017
"A encomenda para reformar uma casa PH é apresentada como uma oportunidade para explorar como viver no centro do quarteirão, longe das relações com a rua e em contato com outra paisagem, dominada pelo céu. Nosso projeto não foi sobre a expansão da superfície, mas sobre a limpeza e redefinição das conexões entre os espaços existentes através da incorporação de uma nova escada que também funciona como um dispositivo para capturar a luz e enquadrar a paisagem".
PH guardia vieja / Ariel Jacubovich | Oficina De Arquitectura
- Superfície: 170 m²
- Ano: 2019
"Em Jardín Guardia Vieja propusemos uma reformulação das condições da casa a ser modificada como uma tipologia de PH original na qual os ambientes estavam conectados e relacionados através dos pátios. A extensão no terraço cobre um dos pátios originais, no qual a escada é instalada para acessar a extensão no primeiro andar e que conecta diferentes lugares à medida que você sobe, cruzando no seu caminho os pontos de observação privilegiados na sucessão de espaços concatenados".
Traduzido por Julia Daudén.