A Croácia é um encontro de culturas. Localizada ao longo do Mar Adriático, faz fronteira com cinco países e possui uma das mais ricas biodiversidades da Europa. O ambiente construído reflete influências da Europa Central e do Mediterrâneo, bem como dos Impérios Romano e Bizantino. Hoje, novos projetos residenciais reinterpretam o passado do país, ao passo que arquitetos e designers procuram reimaginar o que o futuro reserva.
Dos Alpes Dináricos às planícies da Eslavônia, a Croácia tem paisagens impressionantes. Localizados entre montanhas, planaltos de florestas, ilhas ou lagos, os novos projetos residenciais do país tiram partido das vistas e da geografia variada. Do coração da capital, Zagreb, às áreas mais remotas, nas últimas duas décadas investimentos em infraestrutura conectaram os centros urbanos ao campo. Os projetos apresentados a seguir são fruto do desenvolvimento recente do país e exploram aspectos de sua arquitetura tradicional.
Casa de Madeira / Turato Architects
Esta residência está localizada em um terreno espaçoso, situada em um rico jardim mediterrâneo. A casa foi projetada como uma estrutura aberta com várias entradas e saídas, como uma matriz de ambientes diferentes dentro e fora da casa e espaços de transição entre eles.
Casas de Férias Tinel / SODA Arhitekti
Esta casa de férias foi concebida como um volume semi-enterrado através de formas simples e pequenas que se interligam para criar relações entre o espaço interior e exterior. Os telhados planos foram escolhidos como elementos que permitem o aproveitamento máximo dos espaços exteriores de convívio. Uma característica importante para abraçar a arquitetura tradicional mediterrânica.
Villa Swallow / Studio Ante Murales d.o.o.
Para a Villa Swallow, o conceito espacial e a programação foram interligados, pois o papel fundamental é desempenhado pela relação entre volumes geometricamente "cheios" e "vazios". Espaços ao ar livre são integrados ao movimento e experimentação da casa.
Casa Gumno / Turato Architects
Gumno é um planalto circular achatado rodeado por um muro baixo de pedra, utilizado no passado para debulhar os grãos. Gumno era um local de trabalho, empenho e cuidado, e uma estrutura para interação social consistente e coerente. A casa é recuada para a parte posterior, a mais alta do lote, e construída no limite do recuo.
Issa Megaron / PROARH
O projeto Issa Megaron foi criado em torno do contexto dos limites do terreno. Como a equipe afirma, dado que o "genius loci" não é apenas a ilha de Vis, mas na verdade o próprio Mediterrâneo, eles projetaram a casa como uma reinterpretação das antigas paredes de pedra tradicionais para criar uma nova topografia rural feita pelo homem.
Nogueira, Casa e Terraço / PRO-S / PRO-S
Inicialmente, havia uma nogueira que proporcionava sombra natural no local e representava o primeiro espaço exterior a desfrutar. Com o tempo, um terraço foi gradativamente moldado ao redor da árvore, e eventualmente a ideia de construir a casa surgiu. Um telhado inclinado, layout compacto e revestimento de madeira são elementos funcionais da região implementados no projeto.
Casa B / SODA Arhitekti
A Casa B está situada nas encostas de Medvednica, na parte noroeste da cidade. Ela é projetado com um simples gesto de avançar o volume do andar superior em relação ao volume do térreo. Isso formou dois valiosos espaços externos como uma extensão funcional do interior da casa.
Casa Sperone / Studio Metrocubo
A Casa Sperone está localizada na cidade antiga de Novigrad, dentro das muralhas medievais, na costa do mar Adriático. O desejo do proprietário era construir uma casa de férias neste local único. A residência é composta por quatro dormitórios, uma área de estar, uma piscina interior e spa, sendo que o volume da casa é totalmente definido pelas edificações envolventes.