Nem sempre um projeto arquitetônico é precedido de um terreno livre de construções. O desafio de intervir em uma arquitetura preexistente para adaptá-la a novas necessidades requer um olhar diferente daquele orientado aos lotes vazios e abertos às mais diversas possibilidades de ocupação.
Reformas, ampliações e reabilitações são algumas das maneiras de intervir na arquitetura para satisfazer as exigências em constante transformação, sejam elas dos mesmos habitantes para os quais o projeto originalmente foi destinado ou de recém-chegados.
As mudanças que surgem com o tempo nem sempre são previstas no projeto de arquitetura original de uma residência e, nesses casos, a configuração espacial do projeto concebido anteriormente já não é suficiente para sua adequação a um momento posterior. Assim, a depender das novas demandas, estas intervenções contemporâneas podem variar desde projetos de interiores à construção de novas edificações que utilizam a preexistência como diretriz para o projeto.
A seguir, reunimos uma série de onze casas brasileiras que representam algumas das diferentes maneiras de lidar com um projeto arquitetônico em uma edificação preexistente.