TikTok: o novo aplicativo favorito de arquitetos e designers?

Em um mundo que já foi tão obcecado por imagens, ou por uma arquitetura que apenas servisse para alimentar o feed do “insta”, a ascensão do TikTok está criando uma reviravolta na forma como experimentamos e consumimos arquitetura. Em se tratando de números, podemos dizer que o TikTok já não é mais apenas uma modinha: só com a hashtag #architecture podemos acessar mais de 950 milhões de vídeos carregados, frequentemente utilizados para apresentar edifícios e obras de arquitetura segundo um tema ou interesse específico. Com a disseminação deste fenômeno, talvez estejamos assistindo ao fim da era do “edifício instagramável” e presenciando um momento em que o TikTok chegou para provocar uma transformação na maneira como nos conectamos e nos relacionamos com a arquitetura.

Se você nunca ouviu falar no tal do TikTok, ou se ainda não está familiarizado com o aplicativo, o que podemos dizer é que ele chegou chegando e transformou a maneira como utilizamos as redes sociais da noite para o dia. A maioria dos seus usuários são jovens da Geração Z, ou pessoas nascidas após 1996, as quais respondem atualmente por mais de 60% do total de downloads do aplicativo, além de serem os principais consumidores dos vídeos compartilhados nesta rede que já conta com mais 850 milhões de usuários mensais. Assim como o Instagram foi responsável pela criação da carreira de influencer, o TiKTok está criando um fenômeno mais ou menos parecido, com centenas de adolescentes faturando milhões para divulgar conteúdos específicos em suas contas.

@arielviera

😱 Would you dare to go into this building? ##newyorkcity ##nyc ##newyorktravel ##architecture ##architecturestudent ##midtownmanhattan ##engineering

♬ Stranger Things (Main Theme) - I Love TV Themes

Devido à ascensão meteórica do TikTok, a arquitetura que costumávamos descobrir e curtir apenas pelo Instagram talvez tenha encontrado uma nova forma de se fazer ver. Ao longo dos últimos anos, o Instagram parecia ter chegado a uma espécie de saturação, milhares de imagens postadas e respostadas sem ter de fato, um conteúdo, um valor. A quantidade prevalecendo sobre a qualidade. No início, parecia que a capacidade de compartilhamento e a possibilidade de se conectar com um público alvo específico proporcionariam grandes benefícios aos seus usuários. Entretanto, a frequência das portagens—que em um primeiro momento parecia ser a chave do sucesso—, passou a operar apenas como um pano de fundo monótono do qual poucas informações relevantes eram capazes de sobressair. Hoje é muito difícil dizer se o Instagram contribuiu de fato para com o sucesso dos profissionais da industria da construção civil ou com o próprio discurso da arquitetura. O TikTok, entretanto, não é tão simples quanto o nosso velho conhecido insta, ele exige um nível adicional de edição se formos encará-lo como uma ferramenta de divulgação e promoção do nosso próprio trabalho.

@matheus_stancati

Name A More ✨I C O N I C✨Piece. ##interiordesign ##architecture ##bauhaus ##design ##furniture ##fyp ##learnontiktok ##tiktokpartner ##learn ##4u

♬ ON IT - Sam Woolf

No mundo da arquitetura e do design, não são poucos aqueles que se negam a aderir às novas ferramentas e aplicativos como o Instagram e o TikTok. Ainda assim, estas novas tecnologias não são utilizadas apenas para apresentar fotos de viagens e projetos acadêmicos em desenvolvimento, elas estão permitindo compartilhar conteúdos relevantes como, por exemplo, profissionais discutindo códigos de obras, tutoriais de novos softwares ou, ainda, visitas guiadas em edifícios e cidades de interesse histórico e cultural. Desta forma, o TikTok se pretende mais informativo e útil ao mesmo tempo que se concentra menos na imagem e mais no conteúdo.

@paulmtz1

Mejorando en las transiciones ##architecture ##arquitectura ##construction ##engieneer ##house ##creative ##interesting ##transition ##challenge ##foryoupage

♬ Down - Marian Hill

Em um ano em que passamos boa parte do tempo dentro de nossas casas devido à pandemia de COVID-19, parece cada vez mais difícil encontrar imagens interessantes para compartilhar no Instagram. Ninguém mais viaja e são poucos aqueles que tem acesso aos ateliês das universidades ou a espaços de trabalho compartilhado. O TikTok surgiu como algo novo, uma ferramenta para explorar novas possibilidades e acabar com o tédio do isolamento. Seja para aprender novas danças e coreografias ou para compartilhar vídeos sobre coisas interessantes, o TikTok está se transformando em um novo fenômeno. Isso não significa que as imagens instagramáveis deixarão de existir do dia para a noite, mas agora elas certamente têm um concorrente que lida com as mesmas ideias apresentadas de um modo completamente diferente.

Da próxima vez que você perceber que já passou horas fuçando no instagram sem saber exatamente o que está procurando, dê uma olhada na breve história sobre o Lloyds Bank de Londres e baixe o TikTok para descobrir como ele funciona—quase um bilhão de vídeos relacionadas à arquitetura estão esperando para serem descobertos.

Este artigo faz parte do Tópico do ArchDaily: Resumo do Ano. Todos os meses exploramos um tópico em profundidade por meio de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre nossos tópicos mensais. Como sempre, no ArchDaily agradecemos as contribuições de nossos leitores; se você deseja enviar um artigo ou projeto, entre em contato conosco.

Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "TikTok: o novo aplicativo favorito de arquitetos e designers?" ["TikTok-itecture": Is This the New Digital Media for Architecture and Design?] 03 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954207/tiktok-o-novo-aplicativo-favorito-de-arquitetos-e-designers> ISSN 0719-8906

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