Fred Kent, fundador da organização sem fins lucrativos Project for Public Spaces, declarou em certa ocasião que “Quando se planejam cidades com ênfase no trânsito e veículos automotores, o resultado é uma cidade repleta de carros e congestionamentos. Quando se planeja cidades para pessoas, por outro lado, o que se obtêm é uma cidade agradável de se viver e repleta de espaços públicos.” Isso tudo pode até parecer bastante óbvio, entretanto, nossa sociedade está passando hoje por uma mudança de paradigma, com mais e mais cidades abrindo mão de seus espaços e infraestruturas para veículos e privilegiando pedestres e espaços públicos.
Xangai, como uma das cidades que mais crescem no mundo, está passando por um voraz processo de expansão urbana e demográfica. Xangai é também é uma cidade com uma vasta história e uma tremenda herança cultural. Em meio a esse rico emaranhando de camadas históricas, a Avenida Binjiang no distrito de Pudong—estendendo-se por mais de 2.500 metros ao longo da antiga zona portuária de Xangai—, é um dos melhores exemplos de preservação e desenvolvimento, um lugar onde o passado, o presente e o futuro, convivem em perfeita harmonia.
Construindo Para Preservar
Desenvolvido pelo Original Design Studio, o Projeto Piloto Para o Distrito de Yangpu marcou o início de um amplo projeto de revitalização da antiga zona portuária da região nordeste do centro de Xangai. Concebido como um elemento de referência para o desenvolvimento de futuros projetos similares, o Projeto Piloto de Yangpu foi construído como parte de um parque linear que se estenderá por mai de 45 quilômetros às margens do Rio Huangpu.
Neste contexto denso e único, a equipe de arquitetura do Original Design Studio decidiu por preservar a maioria das antigas estruturas pré-existentes, apropriando-se da textura do passado para ressignificá-la no presente, introduzindo conceitos como a “especialização” e a “materialização” da memória no espaço urbano.
O projeto de revitalização dos antigos silos de Yangpu, com capacidade de armazenamento para até 80.000 toneladas, é um exemplo do esforço que está sendo feito para se preservar a história do lugar à medida que toda uma região vai sendo remodelada.
Seguindo conceitos de “reutilização adaptativa”, a renovação de importante parte do patrimônio industrial de Xangai está sendo levada a cabo para preservar a rica herança e seu valor histórico e cultural. Portanto, a medida que se transformam as formas de produção e estruturas como estas vão perdendo a sua função e utilidade, surge a necessidade de adaptá-las para que possam continuar sendo úteis em um novo contexto urbano.
Para isso foi preciso abrir a estrutura dos silos, um operação na qual os arquitetos decidiram incorporar uma escada rolante suspensa (semelhante àquela do Centre Pompidou de Paris) que enfatiza o novo caráter público do edifício, convidando os transeuntes a entrar, guiando-os até a cobertura e desde onde é possível ter um panorama completo de toda a orla do Rio Huangpu.
O Museu West Bund, projetado pelo Atelier Deshaus, está localizado na margem do Rio Huangpu, distrito de Xuhui, Município de Xangai, no terreno que foi usado como cais para o transporte de carvão.
O novo projeto conta com um espaço de exposição que flui sob a “abóbada nervurada” em concreto aparente e a sala de exposição “caixa branca” no primeiro pavimento subterrâneo são conectados com escadas em espiral. O espaço paralelo destacado e primordial, mas realista, e a exposição de arte de períodos antigos, modernos e contemporâneos, deram origem a um espaço de expositivo temporal.
Construindo para Conectar
Concebido pelo Atelier Liu Yuyang Architects, o Projeto de Reconexão da Orla do Minsheng Wharf combina antigos edifícios abandonados com novas estruturas para reconectar espaços, paisagens e circulações, qualificando a experiência do usuário no novo parque linear que está sendo estabelecido às margens do Rio Huangpu.
Trata-se de um amplo processo de transformação que busca integrar a paisagem pós-industrial na nova e contemporânea cidade de Xangai, incorporando antigas infraestruturas para potencializar a experiência espacial dos pedestres ao longo do novo parque urbano. Esta abordagem é também uma estratégia que pretende valorizar o caráter único de uma megacidade do futuro que se ergue sobre as ruínas de um passado glorioso.
O Bund Finance Centre, projetado em conjunto pela Foster + Partners e pelo Heatherwick Studio, é um importante projeto de uso misto, o qual tem como objetivo revitalizar a zona portuária de Xangai. Localizado em um área proeminente do cais, o conjunto de edifícios define o “ponto final” de uma das ruas mais famosas da cidade. O masterplan de 420 mil metros quadrados é altamente permeável aos pedestres, uma vez que o projeto foi concebido para conectar a cidade velha ao novo distrito financeiro de Xangai.
O Centro de Exposições Shanghai Lujiazui projetado pelo OMA está localizado no desenvolvimento norte e mais recente de Shanghai Pudong, ao longo do rio Huangpu, uma das orlas marítimas mais fotografadas do mundo. O local do projeto, ocupando o antigo ‘Estaleiro de Xangai’, tem uma longa história de indústria naval. O novo Centro de Exposições oferece um espaço para eventos concentrado no distrito financeiro circundante.
Construindo com a Natureza
O Museu MOMA de Shanghai, projetado pela YIYU, apropria-se da paisagem natural como estratégia para criar um espaço de reflexão capaz de trazer seu passado industrial de volta à vida. Localizada às margens do rio que corta a cidade de Xangai, a antiga estrutura onde hoje encontra-se o MOMA servia como um armazém de carvão no passado. Entretanto, com o declínio da industria do carvão na China, esta massiva estrutura esteve abandonada e esquecida por anos e anos.
Ao reutilizar elementos existentes do antigo patrimônio industrial e incorporando novas áreas verdes, os arquitetos conseguiram ressignificar não apenas a estrutura do antigo depósito de carvão, mas todo o percurso externo à estrutura junto o rio. A contribuição do MOMA para o novo parque urbano linear de Xangai é composta principalmente por três segmentos: “a ponte das árvores”, “a lagoa do céu” e “a paisagem do vento”.
O Terminal Turístico M2, construído no contexto do Programa de Melhorias dos Espaços Públicos às Margens do Rio Huangpu, está localizado perto do terreno utilizado durante a Expo 2010 de Xangai. Ele fica de frente para o rio Huangpu, com o Jardim Mu Zhongshanshui a oeste e a Expo Avenue ao sul.
O Original Design Studio concebeu o projeto do Terminal M2 levando em consideração dois importantes critérios: primeiro, que o edifício deveria inserir-se na paisagem de forma a reconectar os parques existentes a oeste e a leste; e segundo, que a intervenção pudesse abrir um novo corredor paisagístico norte-sul que reconecta o centro histórico de Xangai ao rio.