Campeche é um estado localizado no sudeste do México, na Península de Yucatan e faz fronteira geográfica com os estados de Yucatan, Quintana Roo e Tabasco, de frente para o Golfo do México. Além disso, o Campeche é um dos três estados que marcam a divisão política do país com a Guatemala. Tem 57 924 km² e é o terceiro estado menos populoso do país. Sua capital e a cidade mais populosa é São Francisco de Campeche.
Há várias razões pelas quais o Campeche é um estado com uma importante riqueza cultural, uma delas é o fato dele estar localizado em uma posição de transição entre a selva tropical do Petén guatemalteco e a selva do extremo norte da Península de Yucatan. Além disso, durante muitos anos este estado pertenceu ao território habitado pela cultura maia, de modo que abriga alguns sítios arqueológicos de grande importância para a história das culturas pré-hispânicas, como Calakmul e Edzná. Atualmente, devido ao interesse e crescimento da população e das cidades, arquitetos mexicanos contemporâneos se dedicam à construção de alguns edifícios de natureza residencial, cultural e recreativa que estão evidenciando gestos comuns que compõem a nova arquitetura da região. A seguir apresentamos alguns exemplos dentro deste território para que você possa continuar explorando a arquitetura do México.
Fazenda Niop / AS arquitectura + R79
Casa Ex Fábrica Richaud / Richaud Arquitectura
Universidade Interamericana / Boyancé Arquitectura + Edificación
Escritórios Centro de Capacitação e SCAP/ Alexandro Velázquez Arquitectos
Mensalmente exploramos um novo território com a série Arquitetura no México, em um esforço para descentralizar da arquitetura das grandes cidades e dar visibilidade às novas práticas que estão espalhadas por muitas latitudes diferentes deste país.