Na China tradicional, tanto o chá quanto o álcool, foram similarmente estetizados e ambos influenciaram a linguagem da literatura e da arte. As pessoas costumavam oferecer o álcool como um presente, posteriormente o mesmo ocorreu com o chá. Hoje, diversas cidades na China abraçaram esta cultura de beber, passada de geração em geração e reinterpretada com uma nova forma contemporânea, em constante evolução nos cafés e bares urbanos.
Como o contexto urbano molda a cultura contemporânea de beber na China? Como beber na rotina diária se encaixa espacialmente no bairro cada vez mais denso? Para fornecer uma visão focada no projeto de bares, cafés e casas de chá na China, este artigo analisará uma série de projetos, localizados em dez regiões geograficamente diferentes.
1. Pequim
3li Community Cafe / FON STUDIO
Do fechamento da fachada, ao volume quadrado móvel, à prateleira de vinhos acima do bar, a FON STUDIO, em seu projeto 3li Community Café, usou de forma coerente uma estrutura quadrada para reduzir a complexidade da linguagem visual. O núcleo do layout interno é, naturalmente, a área de operação do bar. Sob a estrutura circular, a equipe pode atender mais clientes. Os assentos que o rodeiam são projetados em diferentes formas, para se encaixar nos diversos cenários. Em um espaço aberto, as pessoas terão mais liberdade para aproveitar sua vida social.
2. Hangzhou
Paral Bar / Studio MOR
Projetado pelo Studio MOR, o Paral Bar está localizado na cidade de Hangzhou. Os arquitetos dividiram o espaço em três níveis paralelos, uma galeria frontal, um bar nos fundos e um lounge entre os dois ambientes.
O lounge é definido entre a galeria e o bar para representar um "entre-espaço", na realidade e na fantasia. O conceito de intermediação expresso através das formas retorcidas é inspirado na expressiva e misteriosa obra surrealista de Dali, "A Persistência da Memória". Os objetos de arte na parede surgem a partir da forma geométrica da galeria, mas de forma distorcida, para mostrar a diferença entre realidade e ilusão; enquanto, revelam uma espécie de liberdade, assim como a dos nossos sonhos.
3. Dongguan
Community Bristo / Archseeing
O escritório de arquitetura Archseeing, recentemente concluiu um bistrô em um bairro histórico na cidade de Dongguan, na província de Guangdong.
O projeto reaproveita os tijolos e telhas originais da construção. Para conduzir uma nova experiência dinâmica, um contexto claro de novos materiais é aplicado, conectando o portão, o bar, as escadas, a parede do segundo pavimento e a cobertura. Além disso, o aspecto visual principal do espaço é aprimorado por meio do artesanato tradicional local, da tecelagem wangao e das esculturas de barcos de dragão. Neste café, onde o velho e o novo se chocam com ousadia, nascem novas narrativas.
4. Chengdu
The Tasting Room / GE Space Design
Para construir uma atmosfera mágica de iluminação dentro de uma sala de degustação, o escritório de design de interiores GE Space Design utilizou um ambiente com uma luz cenográfica quente e uma textura de madeira sólida. A tecelagem de bambu, uma técnica de arte local de Chengdu, foi delicadamente utilizada nas cadeiras, na decoração das paredes e na caixa de luz.
A transição do espaço entre a área do bar público e o espaço íntimo foi naturalmente obtida através de uma parede curva, que envolve a metade de uma sala semiaberta oferecendo privacidade. A configuração elaborada dos assentos permite que os usuários bebam e conversem com espaço suficiente entre as mesas e cadeiras, que não são fixas, assim facilitando a ampliação do espaço aberto para eventos sociais.
5. Chongqing
The Cave Bar / Qing Studio
O escritório Qing Studio recentemente concluiu o projeto de transformação de um bar, ocupado por um antigo abrigo subterrâneo original, da primeira fábrica de impressão de Chongqing.
Uma arquibancada frontal de 2,5 metros de largura foi adicionada para conectar os três abrigos subterrâneos, inseridos em uma planta com diversos cubículos conectados por um corredor. Para eliminar essa organização, os arquitetos utilizaram uma mesa semicircular para “criar uma ponte” espacial entre dois dos abrigos, de forma que a planta do bar se tornasse um espaço radioativo centralizado e envolto por uma parede existente de pedra, que fortalece a experiência sensacional geral.
6. Nanjing
Uniuni / dongqi Architects
No projeto Uniuni, dongqi Architects atirantaram as mesas do bar no teto, através de tubos de aço inoxidável, conectados uns aos outros por meio de dobradiças. Os tubos de aço verticais são conectados dois a dois com tubos de aço horizontais, a uma altura de 3 metros acima do solo. A estrutura de sustentação horizontal, pintada de vermelho e com pontos de iluminação, ajuda a integrar e estabilizar toda a estrutura. As prateleiras também são suspensas por tubos de aço. As instalações, equipamentos e refrigeradores são acoplados no tampo da mesa por barras de aço em forma de L.
Todos os elementos foram suspensos e fixados no teto, até mesmo os trilhos de energia. A tubulação, fiação e equipamentos aparentes aumentam a experiência do conceito de “back-stage”.
7. Gulangyu
Return Café / Atelier FANZHENG
O café está localizado no primeiro pavimento. Após entrar no portão, as pessoas apenas visualizam o telhado inclinado. O café só será observado quando os usuários atravessarem o pátio sombreado pela vegetação, e descerem as escadas.
O Atelier FANZHENG projetou um espaço cilíndrico no eixo do edifício, a parte inferior configura um espelho d'água circular e na parte superior uma plataforma de contemplação. Às três áreas funcionais de serviço, exposições e terraço estão conectadas pelo espelho d'água, entretanto possuem independência uma da outra, formando um rico e interessante espaço de atividades.
8. Xangai
Tea Room Floating by the River / DCDSAA Dianchuan Architecture Office
O Escritório de Arquitetura DCDSAA Dianchuan concluiu recentemente uma sala de chá, localizada ao lado de um rio. Seguindo o princípio do novo marco das ciências humanas locais, as características históricas e vestígios dos edifícios antigos foram preservados ao máximo.
As características materiais da sala de chá são difíceis de defender, mas ricas em poesia. Na fachada do volume branco, janelas em fita e caixas de vidro foram inseridas, como um apelo duradouro na edificação existente.
9. Zhengzhou
Posuoli Tea Room / Wangchong Studio
No projeto de uma sala de chá do Wangchong studio, os arquitetos decidiram criar uma janela ampla, longa e alta na parede lateral. O bambu, que balança com o vento atrás da janela, permite que as pessoas o vejam atrás da grande janela. O buraco escuro inclinado funciona como uma "moldura". De acordo com a inclinação, a luz é projetada no terreno do pátio.
10. Beidaihe
Aranya Café / odd
Como resultado desta planta irregular com telhado curvo, a parte mais alta da cobertura recebe o visitante e a parte mais baixa forma uma área sombreada, ajudando a quebrar a monotonia. Além disso, o beiral de 120 mm de altura com um sistema de alumínio e a fachada de vidro laminado ultra transparente criam uma imagem da leveza do vento.
A ampla cobertura em balanço se torna uma área sombreada, que ajuda os visitantes a se resfriarem após suas atividades no parque. Embora a área coberta seja de 90 m², o pé direito e a dupla fachada de vidro não oprimem de qualquer maneira aqueles resolvem fazer uma pausa.