A arquitetura é realizada através do projeto. Profissionais que enfrentam uma tela vazia e passam a preenchê-la com traços que expressam desejos, técnica e beleza, conhecem todos os desafios que existem nessa atividade. O ato de projetar envolve um emaranhado de referências, sabedorias e cultura, por isso, quando compartilhamos uma obra sabemos que mais do que um edifício, estamos contando uma história e inspirando o público. Em onze anos de existência, o ArchDaily Brasil já publicou mais de 23 mil projetos, sabendo a importância de cada um e como ajudam a transformar visões a partir do que se propõem, influenciando não apenas a arquitetura local, mas levando sua discussão e inventividade a todo o mundo.
Entre tantos projetos instigantes, alguns se destacaram de forma excepcional pelo contexto no qual se enquadram e o impacto que geram. Por esse motivo, queremos celebrar onze obras que marcaram a nossa história. De escalas distintas e programas diversos, suas soluções e linguagens retratam a potência da arquitetura contemporânea brasileira e portuguesa, e nos brindam com possibilidades de enxergar como seu panorama atual vem se remodelando de acordo com as mudanças socioculturais da última década. Os projetos foram organizados em ordem alfabética, e podem ser vistos a seguir:
Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados
São raras as pessoas que não conhecem a premiada casa da Dona Dalva. A casa que foi concluída em menos de um ano ficou famosa pela história do projeto e obra que deveriam se adequar aos restritos recursos financeiros da família. Para isso, a equipe de arquitetura se apropriou da experiência com estrutura e blocos aparentes para viabilizar a obra com maior controle e agilidade. Apesar do pequeno lote, na área central da casa o pátio cumpre a função essencial de iluminar e ventilar os interiores, garantindo o conforto de seus moradores.
Conjunto Habitacional do Jardim Edite / MMBB Arquitetos + H+F Arquitetos
O conjunto Habitacional do Jardim Edite foi projetado para ocupar o lugar da favela de mesmo nome que se situava em um dos pontos mais significativos para o recente crescimento do setor financeiro e de serviços de São Paulo. O projeto articulou a verticalização do programa de moradia a um embasamento constituído por três equipamentos públicos – Restaurante Escola, Unidade Básica de Saúde e Creche – inserindo o conjunto na economia e no cotidiano da região. Destaca-se como o projeto propicia a convivência dos moradores a partir das coberturas e do térreo elevado, fornecendo uma adequada reserva em meio à escala metropolitana da área circundante.
Cozinha Comunitária das Terras da Costa / ateliermob + Colectivo Warehouse
Um bairro na Costa da Caparica ocupado por duas comunidades de origem africana e cigana. Sem água, saneamento e entre construções precárias: um território isolado e invisível. Essa foi a premissa encontrada pelo arquitetos que, ao se depararem com a comunidade, iniciaram um processo participativo para a construção de uma cozinha comunitária – um espaço que poderia vir a ser partilhado por todos e gerido pelos moradores. Um lugar que poderia oferecer condições básicas para se estar e cozinhar coletivamente, com alguns pontos de água e anti-incêndio, e que trouxe maior qualidade de vida para a comunidade.
Fundação Iberê Camargo / Álvaro Siza
Ícone da arquitetura portuguesa, Álvaro Siza na inauguração dessa obra falou: "um museu pode revelar uma cidade para o mundo". E assim fez ao projetar o espaço expositivo e de acervo do pintor brasileiro Iberê Camargo às margens do Lago Guaíba, em Porto Alegre. Considerado por alguns críticos como uma de suas obras-primas, o edifício irregular de concreto branco traz rampas como elementos que se separam do corpo principal, marcando a fachada do edifício, e distribui o uso do programa ao redor de um átrio central. Com tecnologias inovadoras que ajudaram a preservar parte do contexto natural do entorno, é através desse projeto que a genialidade do grande mestre português se materializou em território brasileiro.
Humanidade2012 / Carla Juaçaba + Bia Lessa
Um projeto de arquitetura que se propôs a uma não-arquitetura, no sentido de um espaço desvinculado do conteúdo expositivo, em que o próprio espaço era a exposição. Um projeto que aceita o vento, o mar, o sol e a chuva tão imponentes e soberanos no forte de Copacabana. Aqui, os andaimes explicitam sua potencia de suporte, transparência e de acolhimento dos conteúdos através de grandes e pequenos vãos, permitindo que a paisagem carioca arrebata a vista. Assim, cria-se um espaço-manifesto, que questiona como o uso da tecnologia e das conquistas do homem frente à sua proteção à natureza não deveriam ser negados, mas absorvidos quando necessário.
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados
Fruto de um concurso fechado, o projeto para a sede do IMS Paulista propõe uma relação mais aberta com a cidade ao liberar o térreo do museu – espaço que se articula com a Avenida Paulista – e conectá-lo diretamente à cota de quinze metros acima do chão, em um espaço que cria uma relação mais aberta e genuína entre o museu, a cidade e as pessoas. Além disso, a materialidade da fachada, resolvida com uma pele de vidro translúcida de dupla camada, confere à luz uma qualidade etérea que carrega consigo o rastro da cidade, trazendo para o interior do museu a memória do mundo que está a sua volta.
Moradias Infantis / Rosenbaum® + Aleph Zero
Uma arquitetura que se apoia nos saberes dos brasileiros residentes na região central do país. A construção da noção de pertencimento, necessária ao desenvolvimento das crianças da escola de Canuanã. O processo projetual passou por fases de pesquisa, imersão e colaboração com todos os futuros usuários, incluindo as crianças, através de dinâmicas das quais surgiram possíveis soluções para relacionar a escala do corpo infantil à infinitude do céu do cerrado.
Museu da Cachaça / Jô Vasconcellos
O projeto é uma continuidade de volumes que se transformam em uma grande praça convidativa, aberta à comunidade, que resgata o caráter público e confirma o compromisso social que um museu deve ter, acolhendo os cidadãos. O edifício é conformado por espessas paredes de alvenaria e acabamento irregular e rugoso, como a arquitetura vernácula da região – solução que atende melhor às preocupações climáticas e de conforto e traz uma identificação com a paisagem local.
Praça das Artes / Brasil Arquitetura
Compreender a natureza do lugar enquanto espaço resultante de fatores sócio-políticos que se desenrolam ao longo de décadas. Este foi o desafio da equipe de arquitetura ao assumir a tarefa de projetar um equipamento cultural que além de abrigar atividades específicas, ajuda a tecer a cidade, criando uma costura urbana e definindo infinitas possibilidades de ocupação dos vazios urbanos residuais. O resultado é um complexo jogo de volumes de concreto com amplos vãos e franqueza material – uma arquitetura que reforça suas funções de caráter público, convivência e vida urbana.
Reabilitação Urbana de Alto de Bomba / OUTROS BAIRROS
A Reabilitação Urbana de Alto de Bomba, realizada na cidade do Mindelo, Cabo Verde, surgiu da necessidade de combater a precariedade encontrada anteriormente no local. Um projeto que exigiu a imersão diária da equipe na vida cotidiana do lugar e resultou numa prova inspiradora do quanto a arquitetura pode revelar melhores formas de viver a cidade e agir diretamente na sociedade.
Sesc 24 de Maio / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha
Um exemplos de transformação no patrimônio urbano construído: a arquitetura dá lugar a um programa completamente distinto de sua função originária ao aproveitar e adaptar as instalações prediais. Praças, restaurante, ateliês, piscina e tantos outros usos se conectam através de uma rampa que se inicia no espaço público da cidade e conduz à cobertura. O projeto demonstra as virtudes da vida futura da cidade, ao mesmo tempo que reivindica o privilégio de ocupar o centro de São Paulo.
O ArchDaily Brasil segue com a missão de oferecer inspiração, conhecimento e ferramentas às pessoas interessadas em melhorar o ambiente construído, da escala doméstica à urbana. Esperamos continuar publicando outros milhares de projetos, ampliando ainda mais o acesso gratuito à arquitetura de qualidade. As informações sobre cada um destes onze projetos foram extraídas do memorial compartilhado pelas respectivas equipes de arquitetura.