Intensa integração entre o ambiente construído e o seu contexto natural, essa é a premissa que rodeia os projetos do escritório fluminense Jacobsen Arquitetura. Fundado há 45 anos, o escritório surgiu da junção entre os arquitetos Paulo Jacobsen e Cláudio Bernardes que trabalharam juntos até o falecimento de Bernardes em 2001. Após o fato, Paulo se associou à Thiago, filho de Cláudio, iniciando um novo escritório. A sociedade com Thiago Bernardes se desfez em 2012, originando a formação da Jacobsen Arquitetura atual, que tem como sócios Paulo e Bernardo Jacobsen (filho de Paulo) e Edgar Murata.
Seguindo a definição da própria equipe, a exuberante paisagem carioca foi fundamental para o “desenvolvimento do conceito de arquitetura tropical”, praticado pelo escritório na busca por uma linguagem estética contemporânea a partir do diálogo intenso estabelecido com arquitetura de raízes coloniais e indígenas, sob influência do modernismo. Essas questões são retratadas nas obras por meio dos conceitos de leveza e transparência em um contínuo esforço de que o projeto se mescle com o entorno como uma “construção de inserção”. A delicada interpretação do contexto, aliada ao uso de materiais naturais, compromete-se ainda com os desejos e intenções dos clientes, já que, como Paulo Jacobsen cita, a arquitetura precisa estar intimamente relacionada à personalidade e modo de viver de quem irá habitá-la.
Nas quase cinco décadas de dedicação, Paulo Jacobsen e sua equipe desenvolveram projetos de arquitetura e interiores em âmbito global, com obras nas Américas, Europa, Ásia e Oceania, enfrentando diferentes contextos e programas como residências, hotéis, edifícios e museus. Hoje em dia, a produção do escritório é feita a partir de três localidades: o ateliê de criação sediado no Rio de Janeiro, a matriz de atendimento e produção em São Paulo e o atendimento e gestão de projetos internacionais em Lisboa.
Confira a seguir dez obras selecionadas do escritório: