A 7ª edição do Festival Internacional de Arquitetura e Design Concéntrico propôs novas leituras do espaço público através de uma série de instalações temporárias que repensaram vários lugares da cidade espanhola de Logroño. Escritórios de arquitetura emergentes e artistas de todo o mundo compartilharam suas perspectivas sobre o domínio público e os espaços de interação social, explorando vários temas e experimentando novas maneiras de compreender os ambientes urbanos.
Cada edição do Concéntrico apresenta aos moradores da cidade novas visões do espaço público, ilustrando possibilidades alternativas, levando a uma reavaliação dos lugares cotidianos de coexistência. Ao longo dos anos, o festival tornou-se uma ferramenta para testar as oportunidades do ambiente urbano local e, ao mesmo tempo, proporcionou aos cidadãos uma compreensão mais abrangente do espaço público como um local de co-criação. O Concéntrico deste ano apresentou um enfoque mais profundo na sustentabilidade, pois cada intervenção foi pensada com o mínimo de alterações materiais e foi concebida especificamente para ser desmontada. A seguir, alguns dos destaques da edição deste ano.
1973-2021 / LANZA Atelier
Projetada por Rafael Moneo em 1973, a Prefeitura de Logroño define uma grande praça urbana cercada nos dois lados por pórticos e destinada a promover a vida pública no contexto de uma ditadura restritiva. A intervenção do LANZA Atelier baseia-se nas ideias de Moneo do domínio público como um espaço de coletividade, propondo novos fluxos de pedestres e definindo novas áreas de atividade e interação. A instalação consiste em três grandes círculos da altura de um banco, feitos de tijolos vermelhos empilhados, que ocupam a praça, abraçam as colunas das arcadas e redefinem o movimento das pessoas em direção ao centro do espaço. A intervenção traz uma escala mais humana para uma praça pública monumental, permitindo que os usuários se apropriem do espaço.
St. Bartholomew Hut / Paradigma Ariadné
Situada junto à Igreja de São Bartolomeu em Logroño, a instalação proposta por Paradigma Ariadné explora a importância das narrativas e do simbolismo na definição dos espaços, bem como a qualidade da arquitetura para transportar e transmitir informação. A intervenção é uma cabana arquetípica feita de estruturas em madeira semelhantes às utilizadas para esticar o pergaminho à base de couro, em cuja superfície pode ser lido um texto descritivo. A igreja adjacente e o martírio de seu santo homônimo inspiraram uma reflexão sobre a "pele" dos edifícios em sua capacidade de comunicação, um aceno à tradição anterior ao surgimento da imprensa ou ainda presente nas culturas árabes hoje.
Circum / P + S Estudio de Arquitectura
A instalação Circum faz referência ao ato primordial de “encerrar” delimitando um espaço, representando a primeira forma de arquitetura e de ordenação. Com esta intervenção, a P + S Estudio de Arquitectura defende um desenho menos prescritivo do espaço público, que abraça o indeterminismo e permite que ocorram atividades e interações não planeadas. Situada no interior de um parque, a instalação é composta por uma série de módulos idênticos cuja sucessão e densidade definem um espaço. Da forma às conexões e ao método de obtenção da estabilidade do elemento, o módulo é uma expressão direta da materialidade e da mecânica da estrutura. Através do uso de uma unidade básica, a instalação incorpora uma variedade de configurações espaciais e cenários programáticos.
Types of Spaces / Palma + HANGHAR
A intervenção proposta pelos estúdios de arquitetura Palma e HANGHAR ocupa a estreita passagem entre dois edifícios da antiga fábrica de tabaco de La Rioja. Composto por um conjunto de espaços formando "uma procissão espacial de corredores e salas", o projeto completa as duas frentes da rua e introduz uma dimensão doméstica ao transmitir ao local as qualidades do espaço construído. A instalação é realizada com tijolos termoplásticos, um material onipresente que se torna a unidade espacial do projeto. Garantindo a continuidade do material, o piso do corredor é revestido com lascas de tijolos descartados, que desaceleram o movimento das pessoas e produzem um som que passa a fazer parte da intervenção. Os espaços programaticamente genéricos mas morfologicamente diversos, juntamente com a continuidade material e sensorialidade do piso, proporcionam aos usuários uma experiência envolvente.
Concéntrico Pavilion / sauermartins + Mauricio Méndez
Localizada dentro de uma praça urbana com um conjunto diversificado de elementos como vários tipos de mobiliário urbano, uma estátua e uma árvore emblemática, a intervenção une adequadamente essas várias características ao criar um marco operando com dualidades nos níveis urbano e simbólico. O projeto consiste em apenas dois gestos: uma linha que atravessa a praça na diagonal e um círculo, que transformam significativamente a experiência do lugar. O círculo configura um novo espaço de encontro com a árvore existente em seu centro, enquanto a linha reestrutura as atividades da praça e, ao mesmo tempo, cria um pano de fundo para a estátua existente. O círculo possui apenas três pontos de contato com o solo, conferindo à instalação uma leveza e uma sensação de frágil equilíbrio simbólico dos tempos atuais. O tratamento com tinta preta confere à intervenção um aspecto unificado, valorizando mais a forma do que a materialidade.
39186 Vacant Rooms / VAPAA Collective
Com foco na correlação entre o crescimento dos ambientes urbanos e o desaparecimento de espécies animais, e principalmente o risco de extinção enfrentado pelos insetos polinizadores essenciais à produção de alimentos, o Coletivo VAPAA explora a ideia de um tipo de arquitetura e espaço urbano que fomenta a convivência com outras espécies. A instalação cria um habitat para insetos polinizadores no espaço público, destacando a necessidade crescente de acomodar a natureza no ambiente urbano. Ao mesmo tempo, o projeto foi planejado para ser desmontado, convidando os cidadãos a adotar as unidades e ajudar a manter a biodiversidade em nível comunitário.