Yesporciento é um estúdio de arquitetura e pesquisa fundado por Sebastián Castro, arquiteto e skatista. Do Chile, seus interesses estão em estratégias para maximizar e fortalecer o espaço público e coletivo por meio do fenômeno do Skateboarding. A seguir, Castro apresenta a sua análise mais recente centrada na observação, registro e representação de algumas manifestações culturais relacionadas à recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados, definindo três casos dentro da área urbana de Santiago.
Texto cortesia do autor. O skatista observa e percebe a cidade, seus espaços e componentes de uma forma completamente diferente se comparado à um pedestre comum. Baseia-se na descoberta de diferentes valores e significados inerentes que, por meio da técnica e do movimento corporal, transformam as superfícies em campos de ação e esporte. Esta capacidade criativa de ressignificar a cidade lhe confere uma dimensão totalmente nova, onde o skatista considera os edifícios, os ambientes e os seus resíduos como facilitadores da autonomia social, cultural e esportiva. Consequentemente, a criação de espaços “DIY” (Do It Yourself) utilizados por skatistas, promovem novas formas de ocupação dos espaços urbanos em desuso que estão diretamente relacionadas com os constantes processos de transformação, expansão, reinvenção e desenvolvimento da cidade.
A organização comunitária e a autogestão de atores locais e externos têm desencadeado na recuperação e ocupação destes espaços abandonados. Mutirão de limpeza, rifas para financiamento e construção de novos espaços, doações e um importante sentido de pertencimento criam comunidades vibrantes que transformam o espaços residuais da cidade em locais seguros com valor agregado, onde expressões esportivas, sociais, artísticas e culturais são protagonistas.
Caso 01 / DIY "No Busta"
"No busta" o primeiro Skate Place sob investigação, localizado próximo ao parque Inés de Suárez e às torres de arquitetura moderna de Antonio Varas, recebeu este nome devido ao fechamento temporário do "Busta" (DIY Skatepark localizado no parque Bustamante, Providencia) devido às restrições sanitárias da pandemia COVID-19. Este local atingiu a sua maior popularidade e apropriação em meados de 2020, passando de um espaço para automóveis a um espaço residual e nesta última condição o cenário perfeito para o desenvolvimento cultural do Skateboarding.
A pesquisa aproveita este primeiro estudo de caso pelo seu estado efêmero. As questões logísticas e o contexto sanitário garantiram o encerramento desta ação no final de 2020. Atualmente, o local encontra-se desapropriado com a construção de um projeto imobiliário.
Tipologia: DIY (self-management)
Gestores: IG. @no_busta_oficial_spot_ocultos
Área total: 1.652 m2
Localização: Antonio Varas 1215, Providencia, Chile.
Ano: 2019-2020
Vídeo: Diana Flores
Caso 02 / DIY Pista El Abrazo - Movimiento Galpón
Segundo Skate Place sob investigação está localizado na periferia oeste de Santiago, especificamente em Villa El Abrazo, comuna de Maipú. Este local, que antes era uma fábrica de serviços industriais, faz fronteira com o conhecido eixo industrial do Caminho Melipilla e fica a poucos metros do residencial Villa El Abrazo. A estrutura tornou-se um espaço residual em abandono e um foco de insegurança para a comunidade. Consequentemente, e há alguns anos, um grupo de skatistas locais se organizou para recuperar o espaço, realizar trabalhos de limpeza e aproveitar o lugar com o desenvolvimento, prática e cultura do Skateboarding.
Devido ao encerramento temporário do "Galpón", no início da pandemia COVID-19, um grupo de skatistas decidiu intervir e consolidar a laje exterior para dar continuidade à utilização do espaço. A iniciativa foi concebida sob a lógica de construir novos espaços reciclando os materiais encontrados no aterro ilegal localizado atrás do terreno na Av. Três Poniente.
Devido à motivação e aos potenciais recursos ali encontrados, nasceu o “Recicla spot”, um projeto que visa maximizar os espaços para a prática de skate com materiais reciclados.
Tipologia: DIY (Autogestión)
Gestores: IG. @Mggalpon - @pistaelabrazo
Área total: 1.860 m2
Localização: Av 3 poniente 1147, Maipú, Chile.
Ano: Desde 2017
Vídeo: Pablo Letelier
Caso 03 / DIY “Kayser spot”
O terceiro Skate Place sob investigação está localizado no nordeste de Santiago, especificamente na comuna de Renca. Este local foi durante anos um depósito e escritório administrativo da empresa têxtil "Kayser", que se encontra situada numa zona industrial da comuna junto ao aeroporto internacional AMB. No dia 20 de outubro de 2019, no marco da crise social no Chile, eclodiu um polêmico incêndio que destruiu quase por completo o centro de armazenamento. Em novembro do mesmo ano, um grupo de skatistas locais descobriu o potencial do espaço. Motivados pela sua história e espaço físico, eles se juntaram para efetuar trabalhos de limpeza e construção de estruturas, com o propósito de recuperar o espaço e estabelecer um local de encontro, organização e memória em torno do Skateboarding e da sua subcultura.
Em função dos m2 disponibilizados no espaço, os gestores têm desencadeado uma mistura de usos que abrigam atividades complementares ou paralelas à prática do Skateboarding, gerando o interesse de vizinhos, bem como de pessoas de outros bairros, áreas e coletivos para o uso do espaço, utilizando-o como recurso para criar espaços de encontro, com a exploração de práticas artísticas, culturais e esportivas.
Atualmente, estamos trabalhando fortemente para manter e promover o crescimento do espaço, com o objetivo de dar aos cidadãos a possibilidade de se apropriarem dele e fazendo todo o possível para manter viva a memória e o respeito por aqueles que lutaram e foram mortos no incêndio de 20 de outubro.
Tipologia: DIY (Autogestión)
Gestores: IG. @Kayserspot
Área total: 16.202 m2
Localização: Av. Miraflores 8402, Renca, Chile.
Ano: Desde Marzo 2020
Vídeo: Felipe Huenchuñir
Equipe de Investigação: Gabriela Valdes + Lucas Ormazábal + Sebastian Castro