Em um dia frio de inverno, se você deseja uma pizza, panquecas ou um suculento cheeseburger, é fácil recorrer a um aplicativo em seu telefone para rapidamente fazer um pedido e recebê-lo na sua porta. Mas você já se perguntou como os restaurantes acompanham as demandas dos clientes, aqueles que retiram para viagem ou fazem pedidos por meio de aplicativos de entrega, a solução pode estar na nova tendência em expansão das Ghost Kitchens, especialmente nos últimos dois anos da pandemia COVID-19.
Ghost Kitchens, às vezes conhecidas como “dark kitchens” ou “cloud kitchens”, são um novo tipo de espaço do “terceiro setor” que vem transformando silenciosamente a indústria de restaurantes. À medida que o mundo se torna cada vez mais interconectado, e os consumidores esperam a entrega de bens e serviços tão rapidamente quanto o apertar de um botão em um aplicativo, a indústria tem sido forçada a encontrar novas maneiras de romper com as operações tradicionais para atender à demanda. Muitos restaurantes, tanto de redes como de propriedade individual, estão optando por ghost kitchens como uma forma de sobreviver e prosperar no futuro da indústria de alimentos e bebidas. De acordo com um relatório do Restaurant industry & Market Evolution, 52% dos restaurantes pesquisados estão considerando a criação de uma ghost kitchen ou algum tipo de serviço apenas de entrega, como um desdobramento de sua marca.
Cada uma destas cozinhas está estrategicamente localizada em uma área que demonstra a alta demanda por serviços de entrega. Embora estas cozinhas não estejam associadas a uma única marca de restaurante, a equipe que trabalha dentro delas prepara pratos que estão disponíveis apenas para entrega. Em vez de ter uma forte presença física, estas cozinhas só podem ser encontradas on-line, por meio de um aplicativo de entrega de comida, permitindo que essas empresas atinjam uma variedade de clientes. As ghost kitchens também têm alguns benefícios financeiros significativos, quando comparadas com o custo de um restaurante tradicional de tijolo e argamassa. De acordo com Limetray.com, o aluguel médio nos Estados Unidos para uma cozinha fantasma custa em torno de $20.000 por mês, as taxas de licenciamento em torno de $1.000, uma pequena equipe custa de $7.000 a $14.000, e a publicidade na mídia social começa em torno de $8.000 por mês. Para efeito de comparação, os custos iniciais de investimento de um restaurante de uma única rede podem custar quase US $ 100.000,00.
Dentro da cozinha, muitos restaurantes tiveram sucesso ao se transformarem em várias mini marcas, especialmente para restaurantes que servem uma ampla variedade de alimentos. Em vez de oferecer todos os menus em um só lugar, sua frente digital pode parecer uma pizzaria, um restaurante de saladas e uma lanchonete — todos como lugares que recebem pedidos separadamente, mas são preparados em uma ghost kitchen.
O modelo de negócios padrão, e mais popular, é aquele em que um restaurante não tem espaço para sentar e nem loja física. Ao descartar suas operações na frente da casa, esses espaços consistem apenas em uma cozinha e uma pequena área de armazenamento nos fundos, totalizando cerca de 45 – 55 m² (500 – 600 ft²). Assim que chega um pedido de um site ou aplicativo online, um chef prepara a refeição especializada e despacha outra pessoa para retirá-la. À medida que esses modelos evoluíram, muitos procuram cloud kitchens compartilhadas, uma diversidade culinária em um espaço de trabalho conjunto para trazer mais marcas e mais culinárias sob o mesmo teto. A Euromonitor, uma empresa de pesquisa de mercado, estimou recentemente que todas as formas de ghost kitchens podem se tornar um negócio de um trilhão de dólares até 2030.
Na próxima vez que você fizer um pedido de entrega por meio de um aplicativo, há uma chance de que seus tacos não estejam sendo preparados em seu restaurante favorito, onde você normalmente iria se sentar e pedir, mas em sua ghost kitchen secundária. À medida que as pessoas recorrem aos pedidos online e a dependência da tecnologia, as ghost kitchens se tornarão mais importantes para o sucesso ao longo prazo da indústria de restaurantes.