Ao longo dos anos, o design de interiores evoluiu de acordo com as necessidades que vão se apresentando, mas sobretudo de acordo com as experiências que se busca provocar no usuário. Nos últimos dois anos, testemunhamos uma mudança radical e um interesse especial por este assunto, pois a pandemia nos obrigou a prestar mais atenção na configuração dos espaços que habitamos. Isto fez com que surgissem projetos muito mais integrais, que atendem ao bem-estar do usuário, combinando cores, experiências sensoriais, tecnologia e elementos naturais que promovem a saúde.
O México é um dos países mais privilegiados em termos de clima e diversidade, o que, quando se trata de design, abre muitas possibilidades para jogar com a temperatura dos materiais, a qualidade da luz, a circulação de ar, etc. Acreditamos que o design de interiores é fundamental na conformação de cada espaço e ainda mais quando combinado com elementos como os livros, que dão um toque completamente diferente. É por isso que compilamos uma lista de bibliotecas e livrarias no México que brincam com diferentes elementos de design que vão fazer a sua imaginação voar.
Biblioteca Central, Cidade Universitária / Juan O´Gorman
Biblioteca da Penitenciária Feminina / Proyecto Reacciona A.C
Livraria La Increíble / MS Estudio
Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C
Biblioteca Central, UAEM / REC Arquitectura
Centro de Documentação e Pesquisa Judaica do México (CDIJUM) / Ezra Cherem Behar & Alan Cherem Hamui
Biblioteca Casa de las Ideas / CROstudio
B-Human / REC Arquitectura
A Cidade dos Livros e Imagens / Taller 6A
Biblioteca Jaime García Terrés / arquitectura 911sc
Biblioteca José Luis Martínez / Alejandro Sánchez García
Biblioteca Pessoal Carlos Monsiváis / JSª Arquitectura
Biblioteca José Vasconcelos / Taller de Arquitectura X / Alberto Kalach
Biblioteca Antonio Castro Leal / BGP arquitectura
Livraria Conarte / Anagrama
Café e livraria El Péndulo / Aizenman-Arquitectura
Centro Cultural Elena Garro / Fernanda Canales + arquitectura 911sc
Regularmente, exploramos no ArchDaily a produção da arquitetura mexicana com a série Arquitetura no México, em um esforço para descentralizar da arquitetura das grandes cidades e dar visibilidade às novas práticas que estão espalhadas por muitas latitudes deste país.