
Seja para demarcar uma mudança de direção, para destacar seus primeiros degraus ou enfatizar a sua própria presença em determinado ambiente, escadas que combinam dois ou mais materiais tendem a chamar a atenção pelos diálogos estabelecidos entre as características particulares de cada material. Concreto, aço e madeira são algumas das escolhas mais comuns na composição estrutural de escadas devido à sua alta resistência e versatilidade. Mas, quando combinados, esses diferentes materiais extrapolam as suas possibilidades individuais e revelam como o design pode ser adaptado às suas peculiaridades e às conexões entre si.
A combinação de texturas, cores e acabamentos entre materiais pode impulsionar inúmeras soluções criativas para esses elementos de circulação vertical, como pode ser visto na Casa da LÂM, do AD+studio e a Casa 9A, do 23o5Studio, caracterizadas por escadas com uma base bruta e robusta que se encontra com uma leve e elegante sequência de degraus. Já a composição inversa, uma base leve combinada a uma estrutura robusta de degraus, funciona de forma engenhosa na Casa Chulavista, de Luis Carbonell e na Casa Angatuba do escritório messina | rivas, onde a base leve de madeira é seguida por degraus de concreto aparente.
A seguir, conheça 15 projetos que dão um maior grau de protagonismo às escadas através da integração de diferentes materiais na sua estrutura.
Residência Unifamiliar Dirk e Fábrica de Chocolate / Anna & Eugeni Bach

Casa Chulavista / Luis Carbonell

Casa Grid / BLOCO Arquitetos

Casa CH / ODDO architects

Casa Angatuba / messina | rivas

Residência Wall / CTA | Creative Architects

Casa da LÂM/ AD+studio

Casa Arabá / Estúdio BRA

Peek House / Kuzman Architecture

Gym Loft / eklund_terbeek

Apartamento MUSA / flipê arquitetura

Casa com cinco muros de contenção / Kiyoaki Takeda Architects

Casa 9A / 23o5Studio

Casa Zen / H.A

Escritórios AA308 / MCVR Studio

Descubra mais referências de projetos nesta pasta My ArchDaily criada pela autora.