Há alguns anos, a bicicleta era vista mais como uma opção de lazer e esporte em grandes cidades brasileiras. Hoje, diante da crise climática, o preço da gasolina e com planejamentos mais amigáveis aos ciclistas (mesmo que longe do ideal), a magrela tem ganhado cada vez mais destaque e se tornado uma opção de transporte para a população. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil achar um cantinho para guardar ela no nosso lar. Por isso, no Dia Mundial da Bicicleta, apresentamos algumas possibilidades para você.
Suporte de paredes
Talvez a solução mais comum seja ocupar alguma parede que esteja sobrando na sua casa ou apartamento e pendurá-la. No mercado existem vários modelos disponíveis de suportes ou ganchos, mas você também pode criar algo mais específico para o seu canto. Nesta opção, a bicicleta fica levantada, na vertical ou horizontal, e pode servir inclusive como um elemento de decoração do espaço. Aqui, vale se atentar para o cuidado necessário para que as rodas não sujem as paredes, sendo assim, é fundamental que haja um distanciamento calculado ou a possibilidade de pintar a parede num tom mais escuro ou forrá-la com algum outro material.
Postes e prateleiras
Caso você tenha a opotunidade de um projeto próprio para o mobiliário de seu lar, o desenho das prateleiras podem servir para pensar espaços onde guardar ou apoiar sua bicicleta, seja integrada num armário maior ou em formato de nichos que permitem o encaixe dela. Outra opção, é encomendar postes de metal, do chão ao teto, que podem oferecer diferentes alturas para pendurar a sua bike.
Bicicleta no teto
Suspender a bicicleta pode ser uma boa alternativa para liberar ainda mais espaço útil na casa. A maneira mais simples dessa opção está em colocar dois ganchos no teto para pendurá-la de ponta cabeça, pelas rodas. Nesse caso, é necessário verificar se o teto é resistente, não apenas um gesso, para sustentar o peso necessário e, também, avaliar se existe uma altura confortável para erguer a biciclea e encaixá-la nos ganchos. Outra solução que também pode ser instalada de forma simples é um sistema de polia, ou guindastes, que possibilite o içamento da bike sem tanto esforço. A estrutura fica parecendo com a de um varal suspenso: você utiliza roldanas fixas e livres com ganchos pendurados numa corda de nylon que passa por ganchos parafusados (fixos) na parede.
Ocupando ambientes
Por fim, sempre vale buscar por alguma área ociosa na casa, como pode ser o caso do canto de uma varanda - onde seria necessário tomar cuidado com as intempéries e garantir que a bike se mantenha protegida para evitar futuros problemas - ou embaixo de escadas, que normalmente é um espaço difícil de utilizar.