Enquanto catalisadores democráticos, os espaços educacionais desempenham um papel fundamental na formação de indivíduos e comunidades como um todo. Estes lugares, onde os estudantes passam uma parte significativa do tempo desenvolvendo suas capacidades, habilidades e competências, são mais do que um pano de fundo para a promoção de um direito fundamental, eles são elementos-chave para proporcionar igualdade de oportunidades para todos.
Instalações de livre acesso e de uso comum, tais como pátios escolares, quadras e auditórios são grandes exemplos de como os espaços podem encorajar estudantes, professores, pais e membros da comunidade a aprenderem uns com os outros em um diálogo ativo. Flexibilidade e acessibilidade são dois outros pontos-chave para promover a democratização tanto da arquitetura quanto da educação, como visto em programas que vão além do horário escolar pré-estabelecido e incentivam as comunidades a se envolverem, por exemplo.
Ao aumentar o acesso e a igualdade de oportunidades, os projetos apresentados abaixo são grandes exemplos de como a arquitetura pode potencializar o valor democrático inerente aos espaços educacionais através de diferentes perspectivas.
Centro Étnico Educacional Walirumana / Salba
Uribia, Colômbia
"Os centros Étnico Educacionais e de Empreendedorismo materializam os três pilares da fundação responsável pelo projeto, o Proyecto Guajira. Educação, desenvolvimento e assistência social básica são essenciais para gerar uma mudança real e, sob esta premissa, propõe-se um modelo arquitetônico que visa impactar várias comunidades da parte superior de Guajira, proporcionando um espaço adequado para estas atividades".
Escola Primária Jadgal / Daaz Office
Seyyed Bar, Irã
"Por fim, desafiou-se o conceito político e social da fronteira (muro) entre o livre-arbítrio e a coerção na presença da escola - em uma sociedade tradicionalmente dominada pela tirania - capaz de subjugar a maioria dos aldeões que inicialmente se opôs à construção do muro - fazendo da escola o centro do bairro e ponto de encontro de todos os moradores. Um exercício para influenciar a arquitetura na transição para a democracia."
Colégio distrital La Felicidad / FP arquitectura
Bogotá, Colômbia
"Os pátios de várias escalas (pátios-aula, pátio-recreio e grande pátio principal) são concebidos como espaços para o estar democrático, permitindo o encontro e o reconhecimento entre alunos e professores como parte de uma comunidade acadêmica e, de certo modo, mais amplo, como cidadãos."
Escola Pública Ultimo / DesignInc + Lacoste + Stevenson + bmc2 architects
Ultimo, Austrália
"Para maximizar o espaço útil, todos os terraços e telhados se tornam jardins ou espaços de lazer, permitindo que os espaços de ensino se conectem diretamente aos espaços externos. Cada playground tem sua própria atmosfera única, adaptada ao seu uso. A oferta de acesso a espaços para uso da comunidade local garantiu que a escola seja um novo espaço vibrante para toda a comunidade, mesmo fora do horário escolar."
Escola Primária Alto Anapati / Semillas
Alto Anapati, Peru
"Por fim, uma das principais reflexões desse projeto foi sobre o papel que uma infraestrutura pública desempenha em uma comunidade rural na floresta, ou seja, deve ser entendida como um espaço não apenas em sua construção física, mas também em sua construção simbólica, de pertencimento, identidade e luta pelo direito às outras formas de existência."
Escola em Chuquibambilla / AMA + Bosch Arquitectos
Chuquibambilla, Peru
"Mais que apenas um lugar de ensino nas horas escolares, a escola busca ser um lugar de desenvolvimento e intercâmbio para toda a comunidade, sempre vivo, onde pais, alunos e professores podem se encontrar, estudar e se divertir."
Jerusalen de Miñaro Primary School / Semillas
San Martín de Pangoa, Peru
"O objetivo do projeto era criar um "espaço democrático", no qual crianças, jovens e adultos pudessem sonhar e planejar seus futuros desejados. Assim, propusemos uma metodologia integrada envolvendo a cooperação de diferentes instituições nacionais e internacionais, e envolvemos diretamente a comunidade em cada fase do projeto."
Nota: Os textos citados foram extraídos das descrições de cada projeto, enviadas pelos respectivos arquitetos.
Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Democratização do Design. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.