![Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 1 de 14](https://images.adsttc.com/media/images/62a3/aece/3e4b/31c8/ad00/0003/newsletter/Imagen_6_Imaginario_.jpg?1654894222)
Onde nos formamos como sujeitos da democracia? Onde tomamos consciência do indivíduo e do coletivo? Onde forjamos o caráter para viver juntos? Estas são apenas algumas das questões que a cooperativa de arquitetura Coonvite procura abordar a partir do desenvolvimento desta instalação artística chamada Ágora. Reunindo expressões e opiniões em torno da democracia, Víctor Muñoz foi o responsável pela curadoria do projeto, que está em exposição até 31 de julho no Centro de Artes da Biblioteca EAFIT em Medellín, Colômbia.
![Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 12 de 14](https://images.adsttc.com/media/images/62a3/b436/3e4b/31c8/ad00/0006/newsletter/P1220691.jpg?1654895651)
Sendo um projeto da Universidade EAFIT baseado nos relatórios do "Tenemos que Hablar Colombia" (em português, "Precisamos Falar Colômbia") e liderado por várias universidades do país, a instalação recorreu à reutilização de materiais e dispositivos já existentes no campus da universidade. Uma série de volumes limpos de diferentes dimensões chamados "os mortos" servem de suporte para as exposições e constituem a matéria-prima tanto para o exercício criativo quanto para o construtivo. Através do uso de rolamentos, estes volumes são re-significados e transformados em dispositivos de acordo com a demanda democraticamente requerida pelo público.
![Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 13 de 14](https://images.adsttc.com/media/images/62a3/b442/3e4b/31d8/eb00/0007/newsletter/P1230256.jpg?1654895663)
Assim como a urna eleitoral é insuficiente para conter tudo o que está por trás do voto, a sala de aula, entendida simplesmente como quatro paredes em uma instituição educacional, não cumpre plenamente seu propósito: fornecer elementos para formar uma visão do mundo. É necessário que a sala de aula seja mais do que uma sala de aula, que seus limites sejam diluídos para a rua, para os parques, para os espaços familiares. Precisa estar lá onde as conversas importantes também acontecem. - Jose Ardila
![Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 14 de 14](https://images.adsttc.com/media/images/62a3/b457/3e4b/31c8/ad00/0007/newsletter/P1230374.jpg?1654895686)
Descrição pelos autores. A arquitetura da sala de aula representa as posições pedagógicas das instituições educacionais. Em alguns casos, se valoriza a submissão e a obediência dogmática do dever do sujeito enquanto, em outros, se aprofunda a experiência de liberdade, diversidade e experimentação do sujeito.
A sala de aula é o espaço se constróem as visões de mundo. São as geometrias e a materialidade da reflexão sobre ser e fazer como um coletivo. A rua é a sala de aula do lazer e da diversão, é a universidade do empírico. É o momento de trazer a rua para a sala de aula, para deformar ou dar mais formas a novas espacialidades para a inteligência coletiva.
![Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 11 de 14](https://images.adsttc.com/media/images/62a3/b41f/3e4b/31d8/eb00/0006/newsletter/P1220677.jpg?1654895627)
Urna: espaço demo. Trata-se de uma coreografia e cenografia das pessoas que escolhem seus representantes. Na Colômbia, as urnas eleitorais são instaladas em sua maioria em infra-estruturas educacionais. Por um dia, a arquitetura educacional torna-se a arquitetura do evento eleitoral. Os professores e alguns ex-alunos assumem o papel de jurados, testemunhas e guardiões da democracia, enquanto as carteiras se tornam o mobiliário para o exercício da votação.
![Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 8 de 14](https://images.adsttc.com/media/images/62a3/af28/3e4b/31c8/ad00/0004/newsletter/Imagen_8_Imaginario_.jpg?1654894315)
![Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 2 de 14](https://images.adsttc.com/media/images/62a3/ae31/3e4b/31c8/ad00/0001/newsletter/Imagen_1_dispositivos_.jpg?1654894099)
O papelão é o material com o qual os dispositivos efêmeros para o evento eleitoral são estruturados. Ele se dobra, serve como contenção, como um manual e guia eleitoral, define a intimidade do voto e a segurança da urna, a subjetividade do voto e a objetividade da contagem. Como coreografia e cenografia, é uma amostra do aparato efêmero do eleitoral: a urna é um evento, não um objeto.
![Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 7 de 14](https://images.adsttc.com/media/images/62a3/aefb/3e4b/31d8/eb00/0004/newsletter/Imagen_7_Imaginario__.jpg?1654894264)
Praça: espaço cratos. Dispositivos de poder, entendendo o poder como a expressão máxima da cooperação dos indivíduos, o poder como as possibilidades organizadas de forma a administrar e gerir os recursos comuna. Quais são os recursos comuns? A vida em conjunto. O encontro dos corpos com a natureza, da norma com a infração, da liberdade com o controle, do poder como uma decisão de fazer parte de alguma coisa, fazendo consciência, movendo e movendo-se em cooperação com os outros. A praça é a atitude do público, é tentativa e erro construindo o cotidiano cívico.
![Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 5 de 14](https://images.adsttc.com/media/images/62a3/ae72/3e4b/31c8/ad00/0002/newsletter/Imagen_4_disposiciones.jpg?1654894165)
![Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 6 de 14](https://images.adsttc.com/media/images/62a3/ae97/3e4b/31d8/eb00/0003/newsletter/Imagen_5_disposiciones.jpg?1654894204)
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Localização: Biblioteca Universidade Eafit, Medellín
Área: 423 m2
Autores: Coonvite + Alicia Ferrer Correa
Técnica: Instalación
Curadoria: Víctor Muñoz
Museografia: Wallace Masuko Vieira
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