Viena, na Áustria, liderou o ranking de habitabilidade global 2022 feito pelo The Economist Intelligence Unit (EIU) recuperando a posição obtida em 2019 e 2018, principalmente por sua estabilidade e boa infraestrutura, apoiada por bons cuidados de saúde e muitas oportunidades de cultura e entretenimento. As cidades da Europa ocidental e do Canadá dominaram as primeiras posições, com Copenhague, na Dinamarca, em segundo lugar e Zurique, na Suíça, e Calgary, no Canadá, empatadas em terceiro lugar. Adicionando 33 novas cidades à pesquisa, um terço das quais na China, e elevando o total para 172 cidades, a classificação excluiu este ano Kyiv, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Dividido em 5 categorias: estabilidade, sistema de saúde, educação, cultura, meio ambiente e infraestrutura, o índice foi muito influenciado pela pandemia de covid-19. À medida que as restrições diminuíram em grande parte do mundo, os rankings de habitabilidade começaram a se assemelhar “aos anteriores à pandemia”, mas a pontuação média global permaneceu abaixo do período pré-pandemia. Embora a pandemia de covid-19 tenha recuado, uma nova ameaça à habitabilidade surgiu quando a Rússia invadiu a Ucrânia este ano.
Na edição de 2022, as cidades que mais subiram no ranking estão localizadas na Europa ocidental, como Frankfurt, que subiu 32 posições em relação ao ano passado. O mesmo aconteceu com três cidades canadenses que retornaram aos primeiros dez postos. Algumas cidades do leste europeu entraram no ranking apesar de estarem em meio a riscos geopolíticos elevados, enquanto cidades na Nova Zelândia e Austrália, incluindo Wellington e Auckland, caíram 46 e 33 lugares, respectivamente. Suas fronteiras fechadas em 2021 mantiveram o número de casos baixo, mas aumentaram o custo de vida.
Confira a seguir o ranking das melhores cidades para se viver em 2022.
As dez melhores cidades para se viver em 2022
1- Viena, Áustria
2- Copenhague, Dinamarca
3- Zurique, Suíça & Calgary, Canadá
5- Vancouver, Canadá
6- Genebra, Suíça
7- Frankfurt, Alemanha
8- Toronto, Canadá
9- Amsterdam, Holanda
10- Osaka, Japão & Melbourne, Austrália
Conheça a seguir as cidades que ocupam as últimas dez posições do ranking.
As dez piores cidades para se viver em 2022
- Teerã, Irã
- Douala, Camarões
- Harare, Zimbábue
- Dhaka, Bangladesh
- Port Moresby, Papua Nova Guiné
- Karachi, Paquistão
- Algiers, Argélia
- Tripoli, Líbia
- Lagos, Nigéria
- Damasco, Síria
Info via The Economist.