Um dos elementos não fixos mais representativos das zonas tropicais do México são as redes, pois elas fazem parte da história e da vida cotidiana, representando uma importante peça de mobiliário nas casas. Embora seja verdade que a rede não é originária do México, especula-se que possa ter chegado ao país pela Península de Yucatan e foi adotada em todo o sudeste em áreas cuja temperatura e umidade exigem uma espécie de cama flutuante. No caso da região maia, as redes eram inicialmente feitas de casca de árvore Hamack. Mais tarde, tanto na região mexicana quanto no resto da América Central, a planta de sisal, com fibras mais macias e elásticas, começou a ser utilizada.
Numa abordagem mais global, as redes estão historicamente ligadas aos deslocamentos, sendo utilizadas pelos povos indígenas para descansar em suas expedições de caça e também nas aldeias. Com o passar do tempo e a colonização, este objeto foi incorporado à cultura dos colonizadores, transformando-se em móveis em em sobrados e um elemento obrigatório para os viajantes que utilizavam as varandas dos colonizadores como estadia temporária. No entanto, estes elementos foram adaptados para se integrar às formas de vida contemporâneas, cenário em que elas tem relevância significativa, dando-lhes um caráter importante e moldando alguns dos espaços mais atraentes.
Nas casas, este elemento se tornou uma peça chave de decoração que remete ao descanso, à tranquilidade, ao conforto e ao frescor. É por isso que nesta ocasião, selecionamos 21 espaços internos e externos onde as redes dão um toque muito especial.